O histórico das mais recentes nomeações tem sido assim:
9 DAS ÚLTIMAS 10 NOMEAÇÕES PARA O CLÁSSICO, FORAM ÁRBITROS DA A. F. PORTO!!!
Quem seria expetável que tivesse melhor aproveitamento nestas condições, o F. C. Porto ou o Benfica? Todos sabemos que os árbitros são influenciados pelos clubes da sua vizinhança.
Alguém me sabe informar para quantos jogos do Setúbal nas últimas 11 épocas, foram nomeados os Setubalenses Bruno Paixão ou Bruno Esteves, ou para quantos jogos do Marítimo/Nacional foi nomeado o Madeirense Marco Ferreira, ou para quantos jogos do Portimonense/Olhanense foi nomeado o Algarvio Nuno Almeida? Tem havido bom senso do Conselho de Arbitragem para não fazer essas nomeações por alguma razão, correto!
Quem acompanha este blog, já sabe que aqui estatísticamente obtemos rendimento médio dos clubes nas últimas 11 épocas e o comparamos com o seu rendimento médio com cada um dos árbitros em concreto, pois embora seja expetável que não exista uma grande variação no rendimento do clube provocada por um determinado arbitro (em condições arbitrais de normalidade), a verdade é que saltam a vista algumas diferenças encontradas em certos árbitros.
Nas últimas 11 épocas, o rendimento médio do Benfica e do F. C. Porto é muito equivalente, qualquer destas 2 equipas conquistaram em média 80% dos pontos disputados nos últimos 322 jogos do campeonato nacional. Nas anteriores 10 temporadas ocorreram 20 clássicos, em que o F. C. Porto conquistou 35 pontos (58% dos pontos possíveis) e o Benfica conquistou 17 pontos (28% dos pontos possíveis). Os números confirmam que o F. C. Porto foi nesse período o adversário mais díficil no campeonato português para o rendimento desportivo do Benfica, mas já o adversário com o qual o F. C. Porto teve pior rendimento médio nas anteriores 10 épocas, foi o Sporting, contra o qual o F. C. Porto nos 20 jogos conquistou 33 pontos, ou seja 55% dos pontos possíveis!
Quem venceu metade dos 10 campeonatos foi o Benfica, os outros 5 campeonatos foram ganhos pelo F. C. Porto. O meu amigo pode não concordar que o maior obstáculo para o rendimento desportivo no campeonato português nas anteriores 10 épocas foi o Sporting, uma vez que nessas 10 épocas o Sporting nunca venceu o título nacional e só por 2 vezes terminou o campeonato como 2º classificado à frente do F. C. Porto, mas os dados estátisticos demonstram que nestas últimas 11 épocas, o Sporting teve um rendimento médio superior ao do Benfica com os seguintes arbitros:
- Jorge Sousa, com o qual o Sporting conquistou em média 71% dos pontos possíveis nos 17 jogos do clube que apitou, enquanto o Benfica so conseguiu conquistar 58% dos pontos possíveis nos 23 jogos que Jorge Sousa dirigiu. Aos olhos do Jorge Sousa, Benfica nas últimas 11 épocas, não é só muito inferior ao F. C. Porto (diferença de 17%), como também foi uma equipa com um rendimento médio inferior ao do Sporting e inferior ao do Braga!
- Pedro Proença, com o qual o Sporting conquistou em média 46% dos pontos possíveis nos 16 jogos do clube que apitou, enquanto o Benfica so conseguiu conquistar 44% dos pontos possíveis nos 13 jogos que Pedro Proença dirigiu. Aos olhos do Pedro Proença, Benfica nas últimas 11 épocas, não é só muito inferior ao F. C. Porto (diferença de 27%), como também foi uma equipa com um rendimento médio inferior ao do Sporting!
- Olegário Benquerença, com o qual o Sporting conquistou em média 67% dos pontos possíveis nos 11 jogos do clube que apitou, enquanto o Benfica so conseguiu conquistar 28% dos pontos possíveis nos 6 jogos que Olegário Benquerença dirigiu. Aos olhos do Olegário Benquerença, Benfica nas últimas 11 épocas, não é só muito inferior ao F. C. Porto que com ele conquistou uns incríveis 93% dos pontos possíveis em 9 jogos, como também foi uma equipa com um rendimento médio inferior ao do Sporting e inferior ao do Braga!
Como é evidente, pelos dados médios que a estatística de 11 temporadas demonstram, o Benfica com os 3 arbitros acima referidos, nunca poderia ser um grande obstáculo para o F. C. Porto, pois com eles tem tido nestas últimas 11 épocas um rendimento médio inferior ao do Sporting ou ao do Braga. Assim sendo, sabendo nós que, dos 20 últimos clássicos, 4 foram arbitrados pelo Jorge Sousa, 4 pelo Pedro Proença, 1 pelo Olegário Benquerença e ainda 6 arbitrados pelo Artur Soares Dias (com o qual nas últimas 11 épocas em média, o F. C. Porto conquista mais 14% dos pontos possíveis que o Benfica. O F. C. Porto nas últimas 11 épocas conquistou 79% dos pontos possíveis, nos 22 jogos que Artur Soares Dias dirigiu, mesmo sendo 12 desses 22 jogos contra os outros 3 candidatos ao título (Benfica, Sporting ou Braga). Convenhámos é uma % de pontos conquistados muito elevada para jogos deste grau de dificuldade! Já o Benfica, nos 26 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias em média apenas conquistou 65% dos pontos possíveis)!
Assim, chegamos a conclusão que 15 dos últimos 20 clássicos foram arbitrados por 4 árbitros (Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Pedro Proença, Olegário Benquerença), com os quais é por demais evidente uma tendência arbitral favorável a um dos clubes, todos os adeptos sabem qual dos 2 clubes tem usufruído de maior rendimento desportivo nos jogos por eles arbitrados. Será que vamos voltar a ter um arbitro pertencente a Associação de Futebol do Porto ou será que finalmente teremos uma da Associação de Futebol de Lisboa, ou será que o Conselho de Arbitragem não dará essa vantagem competitiva a nenhuma das equipas em confronto, nomeando sim alguém pertencente a uma das outras Associações de Futebol.
Qual será a decisão do Conselho de Arbitragem para o próximo clássico no Domingo (Benfica - F. C. Porto)?
Qual será a decisão do Conselho de Arbitragem para o próximo clássico no Domingo (Benfica - F. C. Porto)?
mostram que o benfica e comido de cebolada o benfica e um clube muito manso po futebol portugues o portdo de pinto da costa e muito agressivo fazem uma guerra dos jogos contra o benfica tambem os dirigentes do benfica nao ajudam desde que o rui bento fez falta fora da area e o arbitro marcou penalty contra o benfica na luz b«num jogo que o benfica perdeu 3 a 2 fernando martins estendeu a passadeira vermelha ao pinto da costa e o monstro tornous grandissimo
ResponderEliminar