quinta-feira, 30 de maio de 2024

Penaltis - Porto, Benfica, Braga e Sporting (Comparação estatística)

Temos os dados atualizados desde a época 2008/09 até a 34ª Jornada da época 2023/24. 

Nestas últimas 16 temporadas, o F. C. Porto beneficiou de 155 penaltis favoráveis em 520 jogos, o Sporting já beneficiou de 137 penaltis favoráveis e o Benfica beneficiou de 127 penaltis favoráveis. O ataque do F. C. Porto nesse período marcou 1138 golos (ou seja, beneficiou de 1 penalti favorável por cada 7 golos que conseguiu marcar), o Benfica marcou 1200 golos (ou seja em média apenas após cada 9 golos marcados é lhe assinalado 1 penalti favorável) e o Sporting tem 961 golos marcados (ou seja, beneficiou de 1 penalti favorável por cada 7 golos marcados)!

A 1ª grande anormalidade estatística que salta a vista: Nas últimas 16 épocas (em 520 jogos), F. C. Porto mesmo tendo marcado menos 62 golos que o Benfica, teve a sorte de terem sido assinalados mais 28 penaltis a seu favor do que o Benfica! Inacreditável, até o Sporting que marcou menos 232 golos que o do Benfica obteve mais 10 penaltis assinalados a seu favor do que ao Benfica! Incrível! Na Liga Fontelas Gomes, uma equipa consegue atacar tanto até marcar mais 232 golos (para tal obrigatoriamente teve de atacar/chegar muito mais vezes a área adversária), ainda assim não foram assinalados mais penaltis a seu favor do que a favor do rival! Isto, só poderia acontecer na Liga da VARgonha! Em média é necessário fazer 4 remates dentro da área enquadrados com a baliza para marcar 1 golo, agora imaginem a quantidade de remates na área que foram necessários para se conseguir marcar mais 232 golos que o rival, sem terem ocorridos mais infrações na área!

O Benfica conseguiu conquistar 1235 pontos, tendo um saldo positivo de 812 golos e o F. C. Porto conquistou 1250 pontos, tendo um saldo positivo de 798 golos nestes últimos 16 campeonatos, em média estas 2 equipas apresentaram rendimentos desportivos muito semelhantes neste período aqui analisado, conquistam em média aproximadamente 80% dos pontos possíveis! O Benfica conquistou mais 127 pontos que o Sporting (1235-1108 pontos) e marcou mais 232 golos que o Sporting, mas inacreditavelmente foram assinalados mais penaltis favoráveis ao Sporting do que ao Benfica nestas últimas 16 épocas! Ou seja, se o Benfica tivesse jogado nas mesmas condições arbitrais que o Sporting e F. C. Porto (beneficiando em média de 1 penalti por cada 7 golos marcados, para os 1200 golos que marcou teria usufruído de 170 penaltis assinalados a seu favor, em vez dos 127 penaltis que efetivamente foram assinaladas, ou seja, teria usufruído de mais 43 penaltis)!

  Queres saber quantos penaltis o teu clube já beneficiou nos últimos 16 anos (520 Jogos)?

       E sabes quantos pontos conquistou diretamente com esses penaltis assinalados?

         Queres saber quantos penaltis o teu clube já sofreu nos últimos 16 anos?

         E sabes quantos pontos perdeu diretamente com esses penaltis sofridos?

Estás no sítio certo para ficares a conhecer as condições arbitrais com as quais os clubes competiram em Portugal nos últimos 16 campeonatos.

  

Algumas Curiosidades no acumulado de penaltis destes últimos 16 campeonatos:

  •  Nestas últimas 16 épocas, o F. C. Porto teve a sorte de ser o clube que competiu com as melhores condições arbitrais na nossa liga, beneficiando de um saldo favorável de 110 penaltis a mais do que aqueles que sofreu, tendo aproveitado tal facto para nos 517 jogos oficiais conquistar 1241 pontos, podemos concluir que beneficiou de um penalti por cada 8 pontos que conquistou nas últimas 16 épocas, enquanto que o Benfica no mesmo nº de jogos beneficiou de um saldo favorável de 76 penaltis a mais do que aqueles que sofreu, conquistando 1235 pontos, ou seja, em média beneficiou de um penalti por cada 10 pontos que conquistou na liga. O Sporting nestas últimas 16 épocas competiu beneficiando de um saldo favorável de 77 penaltis e conquistou 1108 pontos, ou seja beneficiou de um penalti favorável por cada 8 pontos conquistados e por fim aparece o Braga que usufruiu de um saldo favorável de apenas 12 penaltis, em média beneficia de 1 penalti por cada 11 pontos conquistados! Em média os 4 candidatos na competição usufruíram de 1 penalti favorável por cada 9 pontos conquistados na Liga, mas fica evidente que o Braga e o Benfica são os que reúnem piores condições arbitrais, para poder lutar pelo titulo em Portugal. A norma é os penaltis favorecerem principalmente os outros 2 grandes, sendo o F. C. Porto destacadamente a equipa mais beneficiada.
  • Podemos verificar que em média, cada um dos 4 candidatos ao título beneficiou de 127 penaltis favoráveis e sofreu 58 penaltis desfavoráveis (o FCP, com apenas 45 penaltis desfavoráveis, foi o clube que destacadamente usufruiu de condições arbitrais bastante melhores do que essa média).
  • Quanto aos penaltis desfavoráveis sofridos, o Braga (-77) e o Sporting (-60) foram as equipas que mais penaltis desfavoráveis sofreram, segue-se o Benfica que sofreu (-51) penaltis e por fim o F. C. Porto que sofreu apenas (-45) penaltis desfavoráveis, sendo assim, a única equipa que claramente sofreu muito menos penaltis desfavoráveis do que a média dos 4 candidatos, que é de 58 penaltis desfavoráveis sofridas.
  • O F. C. Porto teve foi a sorte de beneficiar de penaltis favoráveis em mais 27 jogos que o Benfica e no total dos 139 jogos em que o FCP beneficiou de penaltis arrecadou 349 pontos, ou seja, mais 63 pontos do que os 288 pontos que o Benfica arrecadou nos 112 jogos em que beneficiou de penaltis favoráveis.
  • Nas condições arbitrais em que a competição decorreu nestes últimos 16 anos, somente com os penaltis a favor, o F. C. Porto teve oportunidade de acrescentar mais 44 pontos, que o Benfica diretamente com um penalti favorável. O F. C. PORTO NESTAS 16 ÉPOCAS TEVE HIPOTESE DE ACRESCENTAR MAIS 163 PONTOS (72*2pontos+23*1ponto) DIRETAMENTE COM ESSES PENALTIS A FAVOR, SE TODOS OS PENALTIS QUE BENEFICIOU SE TRANSFORMASSEM NO SEU ÚLTIMO GOLO NA PARTIDA, enquanto que O BENFICA TEVE HIPÓTESE DE ACRESCENTAR MAIS 124 PONTOS (53*2pontos+18*1ponto) DIRETAMENTE COM ESSES PENALTIS A FAVOR, SE TODOS ESSES PENALTIS SE TRANSFORMASSEM NO SEU ÚLTIMO GOLO NA PARTIDA. Só diretamente com os momentos dos penaltis são 41 pontos de diferença, que os árbitros criaram entre o F. C. Porto e o Benfica!
  • Se considerarmos somente os jogos em que os clubes candidatos ao titulo não sofreram penalti desfavorável, constatamos que o rendimento médio do Benfica nesses jogos corresponde em média em arrecadar 81% dos pontos possíveis nos 470 jogos em que, não sofre um penalti desfavorável, nas mesmas condições o F. C. Porto conquistou 80% dos pontos disputados em média nas últimas 16 épocas, nos 476 jogos em que não sofreu um penalti desfavorável. A diferença é que o F. C. Porto nas últimas 16 épocas disputou apenas 44 jogos em que foi penalizado com penaltis desfavoráveis e o Benfica disputou 50 jogos, em que sofreu penaltis desfavoráveis. O Benfica em 9 desses jogos em que sofreu penaltis, também beneficiou de um penalti favorável, enquanto que o F. C. Porto, em 15 desses jogos também beneficiou de 1 penalti a favor. Assim sendo, nestas últimas 16 épocas, o F. C. Porto apenas por 29 vezes foi obrigado a disputar uma partida em desvantagem nos penaltis assinalados e o Benfica jogou 39 vezes em desvantagem nos penaltis assinalados. Parece incrível, esta é a realidade dos nºs, nos últimos 520 jogos para o campeonato, apenas por 29 vezes, o F. C. Porto disputou jogos em que teve desvantagem no nº de penaltis assinalados!
  • Outra grande curiosidade: Nestas últimas 16 épocas praticamente não encontrarmos árbitros que tenham assinalado mais do que 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto! Parece impossível, mas é a realidade espelhada estatisticamente da Liga Portuguesa. Em contraste vemos que diversos árbitros já puniram o Benfica mais de que 2 vezes com faltas na área, Artur Soares Dias é destacadamente o arbitro que assinalou mais penaltis desfavoráveis ao Benfica, foram 9 no total! Depois aparece o também portuense Rui Costa com 4 penaltis desfavoráveis ao Benfica assinalados e o também portuense Jorge Sousa com 3 penaltis desfavoráveis assinalados, os lisboetas Pedro Proença e Hugo Miguel com 3 penaltis cada. Moral da história, os árbitros portuenses e Lisboetas parecem ser     os maiores especialistas em punir o Benfica na sua área defensiva (ou seja, estamos a falar de árbitros que flagrantemente defendem os interesses desportivos do FCP e Sporting, não a verdade no futebol)!
  • Dos 51 penaltis desfavoráveis assinalados ao Benfica, 35 deles se transformaram no último golo sofrido na partida pelo Benfica e coincidentemente, representaram 23 pontos perdidos diretamente com o efeito desse golo de penalti. Dos 45 penaltis assinalados contra o F. C. Porto, 26 deles se transformaram no último golo sofrido no jogo pelo F. C. Porto. Para o FCP foram apenas 5 os pontos perdidos diretamente em consequência dum último golo sofrido de penalti nas últimas 16 épocas. Com o jogo empatado foram assinalados 21 penaltis desfavoráveis ao Benfica e apenas 14 desfavoráveis ao F. C. Porto nas últimas 16 épocas! Descomunal diferença, entre as 2 equipas com mais titulos acumulados neste período de 16 épocas analisadas.
  • Nos confrontos diretos entre os 4 candidatos ao titulo nas últimas 16 épocas (92 jogos para cada equipa), o F. C. Porto beneficiou de 21 penaltis a favor e sofreu 6 desfavoráveis, o Benfica beneficiou de 16 penaltis favoráveis e sofreu 15 penaltis contra, o Sporting beneficiou de 13 penaltis favoráveis e sofreu 13 penaltis desfavoráveis e o Braga beneficiou de 9 e sofreu 24 contra. Os números de penaltis assinalados são claramente favoráveis ao F. C. Porto (equipa com melhores condições arbitrais), que apresenta um saldo favorável de 14 penaltis e claramente desfavorável ao Braga, que apresenta um saldo desfavorável de 15 penaltis nos confrontos entre os candidatos, o Benfica apresenta um saldo de 1 penalti e o Sporting apresenta um saldo nulo nestes confrontos! 

 

Como se pode ver no quadro seguinte, todas as 4 equipas candidatas têm um rendimento médio geral elevado (entre 62% e 80%) e melhoram o seu desempenho quando se analisa separadamente o seu rendimento apenas nos jogos em que beneficiaram de penaltis favoráveis e pioram o seu desempenho médio quando consideramos somente os jogos em que sofrem grandes penalidades desfavoráveis. Por exemplo, sendo o rendimento médio geral do Benfica nos 520 jogos destas últimas 16 épocas de 79% dos pontos conquistados, nos 112 jogos que beneficiou de um penalti a favor o Benfica conquistou 86% dos pontos e nos 50 jogos que sofreu um penalti desfavorável conquistou em média apenas 57% dos pontos em disputa nesses jogos. Este é o efeito estatístico médio de usufruir ou sofrer 1 penalti no rendimento de uma equipa candidata ao título como o Benfica (+7% de 79% para 86% ou -22%, de 79% para 57%).


Este é o quadro estatístico dos penaltis assinalados nos últimos 16 campeonatos nacionais:

ANALISE DE PENALTIS ASSINALADOS COM PONTOS DIRETAMENTE EM DISPUTA
Somente quando a equipa está empatado ou a perder por um golo de diferença é que o penalti a favor poderá se transformar numa decisão arbitral com influência direta na repartição dos pontos.
                                                   
** Concentrando a nossa atenção especialmente nos penaltis que potencialmente podem alterar diretamente a repartição dos pontos, verificamos que, o F. C. Porto na competição tem um saldo favorável de 68 penaltis com os quais diretamente pode melhorar o seu desempenho pontual na partida enquanto que o Benfica obteve um saldo favorável de apenas 39 penaltis que potencialmente podem influenciar diretamente o seu desempenho pontual e o Sporting obteve um saldo favorável de apenas 38 desses penaltis que valem pontos. Conclusão: o F. C. Porto na competição pelos títulos das últimas 16 épocas beneficiou de muitos mais penaltis que o Benfica ou Sporting (daqueles penaltis que diretamente podem alterar os pontos conquistados)!


 Curiosidades 






















BENFICA-Total de 127 Penaltis a favor nas últimas 16 épocas, discriminados no quadro que se segue:


















BENFICA-Total de 48 Penaltis Contra nas últimas 16 épocas,  discriminados no quadro que se segue:


























F.C.Porto-Total de 155 Penaltis a favor nas últimas 16 épocas, discriminados no quadro que se segue:


























F.C. Porto -Total de 45 Penaltis Contra nas últimas 16 épocas,  discriminados no quadro que se segue: 






























Segue o discriminativo de todos os penaltis a favor do Braga nas últimas 16 épocas e a % de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos em que beneficiou de 1 penalti:



























Segue o discriminativo de todos os penaltis contra do Braga nas últimas 16 épocas e a % de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos em que sofreu 1 penalti:































Segue o discriminativo de todos os penaltis a favor do Sporting nas últimas 16 épocas e a % de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos em que beneficiou de 1 penalti:




















Segue o discriminativo de todos os penaltis contra o Sporting nas últimas 16 épocas e a % de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos em que sofreu 1 penalti:












Até este momento, nas últimas 16 épocas, comparando o saldo final de penaltis (110-76=34), vemos que o Benfica na competição beneficiou de menos 34 penaltis do que o F. C. Porto usufruiu. Atenção que no máximo, com 34 penaltis podem ser acrescentados mais 68 pontos, se todos esses penaltis forem assinalados com o jogo empatado! Criar 68 pontos de diferença entre 2 equipas com o mesmo objetivo, com rendimentos desportivos semelhantes é uma brutalidade arbitral! 

Caro leitor, na sua opinião as decisões arbitrais podem fazer diferença no rendimento desportivo ou não?
Para melhor poder responder a esta pergunta, imagine que mantendo-se as capacidades competitivas que as 2 equipas tem apresentado, o Benfica tivesse beneficiado de mais 68 penaltis favoráveis e assim tivesse competido com uma vantagem de 34 penaltis sobre o F. C. Porto, então nesse caso qual das 2 equipas teria conquistado mais pontos nas últimas 16 épocas e quem teria obtido a maioria dos títulos de campeão desse período? Se sabe a resposta é porque reconhece a influência que as decisões arbitrais têm no rendimento desportivo dos clubes.
A grande diferença no número de penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica, é que levou que as duas equipas tenham nas últimas 16 épocas conquistado em média aproximadamente 80% dos pontos possíveis, com praticamento o mesmo saldo de golos (812 o Benfica e o FCP com 798 golos), tendo o F. C. Porto conquistado 1250 pontos (usufruíndo de um saldo favorável de 110 penaltis) e o Benfica 1235 pontos (usufruíndo de um saldo favorável de 76 penaltis) .


Depois de conhecer os números agregados das últimas 16 épocas, alguém acredita que o F. C. Porto, teria sido capaz de conquistar 7 dos 16 últimos campeonatos atribuídos, caso tivesse usufruído menos 68 penaltis favoráveis que o Benfica?

Será que a Liga Portuguesa decorre num Fotografia ?

Agradecemos comentários com as questões mais pertinentes que estes números oficiais de penaltis assinalados evidenciam.












78 comentários:

  1. Análise enviesada. A querer provar algo que não consegue. Acrescentem qual a equipa com mais posse de bola, mais remates, mais ataques, ou seja, mais possibilidade de o lance capital ser sancionado. Dos penaltis que referem é provável que alguns deles fossem mesmo penalti, ou toma-se por certo que não eram? Falam de Proença, um dos melhores do mundo, dos poucos que apita quando é para apitar mesmo se for uma decisão contra o Benfica, coisa que os outro não fazem... Ainda o castigam pelo lance de fora de jogo com o Porto, lance em que não é ele que tem a responsabilidade do juízo, já o penalti que ficou por marcar da mão de Cardoso... enfim, a procura das desculpas e das culpas dos outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está em causa o facto de serem ou não penalti. Já equacionou que os que não foram marcados aos adversários do FCP possam até ter sido? Os números apenas mostram a facilidade que é marcar penaltis a favor/contra uma determinada equipa e está bem vista factualmente qual é a equipa que tem sido sistematicamente levada ao colo (não é só o marcarem ou não penaltis nos jogos deles, mas tb no assinalar ou não nos jogos contra os adversários tirando daí vantagem directa).

      Tem toda a razão, Proença um dos melhores do mundo que quando é para apitar apita (não há melhor para fazer o cambalacho dos jogos decididos antes de começarem). Só nos queixamos dele de 1 fora de jogo? Só nesse jogo foram 3 golos ilegais e 2 penaltis por marcar, imagina o que mais há a queixar desse Ladrão de Ouro

      Eliminar
  2. Apesar de ser um comentado anónimo, espero que fiques esclarecido com esta resposta.

    Justamente para não ser uma analise subjetiva,(ou como dizes enviesada) é que não classificamos os penaltis como boas ou más decisões, simplesmente registamos aquilo que os árbitros assinalam, para os analisar estatisticamente.

    As tais estatísticas de posse de bola, remates, ataques não estão neste estudo efetivamente. Apesar disso, tal como qualquer adepto atento ao futebol português julgo que mesmo somente como o conhecimento empirico não acreditas realmente que nos últimos 5 anos + as 2 jornadas desta época o Benfica permitiu aos seus adversários jogar mais tempo na sua área que os restantes 3 candidatos ao título, ao ponto de nesses 152 jogos ter tido a necessidade de recorrer a faltas que provocassem quer mais expulsões, quer mais penaltis que qualquer outro dos candidatos.

    No total o Benfica foi penalizado com:
    * Mais 23 decisões desfavoráveis do que o Porto teve. (mais 7 penaltis e 16 expulsões)!!!
    * Mais 15 decisões desfavoráveis do que o Braga teve. (mais 6 penaltis e 9 expulsões)!
    * Mais 6 decisões desfavoráveis do que o Sporting teve. (mais 4 penaltis e 2 expulsões)!
    Acreditas mesmo que o Benfica apesar dos números de pontos não o indicarem, o Benfica foi claramente o mais fraco entre os 4 candidatos, quer em posse de bola, quer remates consentidos, quer ataques consentidos, ou outro qualquer indicador de desempenho desportivo?

    Após este esclarecimento já consegues ver que estatisticamente os números não acompanham o real desempenho que estas equipas demonstraram nas últimas épocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê os últimos 6 anos ?!!? Que tal fazeres os últimos 10 ?!!? ou foram escolhidos por interesse estatistico para o que queres provar?!!?

      Eliminar
    2. Caro Anónimo,
      Como deves compreender compilar todos estes dados requer muitas horas e uma vez tendo conseguido agregar mais de 150 jogos de cada uma das 4 equipas, ou seja já temos uma amostra suficientemente grande para trabalharmos com dados estatísticos fiáveis. Está e a razão para que o estudo seja com esta amostra representativa.

      Uma vez que, sugeres alargar a amostra estatística para 10 anos (300 jogosx4 equipas), devolvemos-te essa sugestão, pois sempre poderias recolher esses dados em falta que pretendes acrescentar ao estudo e depois se o resultado estatístico variar significativamente queremos ser os primeiros a ser avisados.
      Sinceramente, acreditas mesmo que nestes últimos 6 anos houve alguma inversão na tendência de favorecimento arbitral em relação aos candidatos ao titulo, que justificasse algum interesse especial somente por estes últimos 6 anos?

      Eliminar
    3. Caros amigos, a realidade é que nos últimos 6 anos o Benfica foi claramente mais fraco, em relação ao Porto é o clube que mais disputa a % de bola, é o clube que permite que mais vezes lhe rematem a baliza, é o clube que em relação ao porto, menos domina os jogos e chega a estar mais vezes a sofrer para ganhar!!! Entretanto, temos que analisar os que após repetição são efectivamente penalti e os que são então "ajudas"... até uma moeda lançada ao ar 150vezes, após os lançamentos não fica 75-75! pode muito bem ficar 100-50!! então, quem andou a beneficiar a cara ou a coroa??????? E já agora, analisem os ultimos 30anos!!! é que o Porto não ganha só há 6!!! e atençao, nunca metam em causa se o benfas era beneficiado ou nao no tempo da avósinha!! Aí o Benfica era grande, e nunca teve lances favoreciveis! isso é coisas do Porto!

      Eliminar
    4. Obviamente que o FCP ea equipa que mais posse, melhor futebol,melhores jogadores, melhor clube tem sido estas últimas 6 épocas. Só muito colinho tem posto o Benfica a ganhar os seus jogos (devem ser estas amostragens claras e sem o mínimo de clubismos não é um falar de boca de um ressabiado azul que não sabe reconhecer que ganham como ganham). Os números não enganam, penaltis e expulsões (e todos sabemos o quão mansinhos os jogadores do FCP todos são com nomes de Bruno Alves, Pepe, Filipe, Otamendi). Abre a pestana, assume que és do Porto e ser do Porto e gostar de ganhar assim. Não é por mérito próprio, mas em quem melhor controla os bastidores do futebol. O FCP é dono e Sr desse jogo sujo de bastidores e frutinhas frescas.

      Eliminar
  3. Enormerrimo Influencia Arbitral, Companheiro,

    Excelente!

    Uma vez que nos pedes sugestoes, toma nota das seguintes:
    1 arranja alguem para te rever os textos (tradutor, ja' tens, ahahah), para eliminar algumas gralhas;
    2 mesmo sabendo que te estou a propor uma tremenda carga de trabalho, estuda a possibilidade de, alem de ires atualizando os estudos, tambem os alargares para as epocas mais antigas;
    3 coloca as fonts onde recolheste todos estes dados, para nao correres o risco de colocarem em causa as conclusoes; e
    4 por favor, informa o Benfica deste teu trabalho.

    A todos os teus Leitores que tenham algum tempo livre, eu solicito que se oferecam para ajudar o Autor, que tem aqui uma tarefa imensa, cujos resultados serao tao mais convincentes quanto mais alargada for o numero de jogos (e temporadas) estudados.

    Obrigado, Companheiro. Muito Obrigado, MESMO!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Trabalho excelente. Eu já tinha feito a nível pessoal a simples estatistica -> nº de jogadores expulsos do Benfica, SCP, FCP, Braga, Guimaraes, Academica nos ultimos 5 anos. Comparei depois esses resultados com os jogos na europa no mesmo período. Cheguei à conclusao que o Porto tinha mais jogadores expulsos em cerca de 60 jogos de europa que em 150 jogos de campeonato nacional e que o Benfica tinha só 3 jogadores expulsos em 60 e poucos jogos na europa e em 150 jogos da liga portuguesa tinha 25!!!!!!!!! Inacreditavel, o campo esta claramente inclinado!!!
    Sugiro que faças a estatistica da influencia arbitral nos jogos europeus de cada clube e compares em rácio com a estatistica já realizada para o campeonato portugues. Suspeito que as diferenças ainda sejam maiores.
    Estou disponível para ajudar.

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,

    Grande estudo! Isto sim é um blog que vale a pena ler e reler.
    Este estudo só vem comprovar a tendência sobejamente conhecida de favorecimento ao fcp.
    Não foi por acaso que o processo apito dourado apareceu. Como não houve culpados nada mudou!Está tudo na mesma, talvez um pouco mais cuidado nos contactos, porque as influências estão à vista de todos (até de quem não quer ver)!

    Como sugestão deixo um possível futuro trabalho: análise às faltas cometidas e sofridas durante os jogos dos 4 candidatos (na mesma linha deste estudo, só contando as efetivamente assinaladas), podendo ser comparadas com posse de bola e tempo de jogo (seria interessante saber em que zona do campo foram cometidas... mas quase impossível de obter).
    Já me apercebi em variadíssimos jogos do SLB que apesar de ter os melhores jogadores, os mais caros (tanto na compra como na venda), lutar sempre pelo título e apresentar em quase todos os jogos posse de bola acima dos 50%, consegue acabar a maioria com mais faltas que o adversário (seja que adversário for)!
    Espero voltar a ver mais análises...
    Até breve,
    PR

    ResponderEliminar
  6. Caro colega, Zeca,

    Podes-me facultar os dados que recolheste das expulsões nas competições europeias, poderá ser útil para complementar esta análise nacional à influência arbitral.
    Por favor, envie-me esses dados num ficheiro para o email: influenciaarbitral@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Só agora é que visualizei a resposta.

      Vou enviar o excel por e-mail.

      Eliminar
  7. 1) Entende-se como "influência arbitral" apenas os erros dos árbitros que têm influência directa no resultado de um jogo. Como tal, as decisões favoráveis ou desfavoráveis a que este estudo se refere (mesmo que verdadeiras) não podem servir, por si só, para retirar ilações sobre os favorecimentos e prejuízos das equipas. Por exemplo, se uma equipa vencer com um penalty marcado em cima do minuto 90, isso nada significa se a decisão do árbitro tiver sido correcta.

    2) O autor do estudo perde a isenção quando pretende retirar ilações viciadas dos dados que apresenta (aliás, basta ver a lista de blogues que acompanha para se perceber para que lado pende...). Por exemplo, quando diz que o Benfica é a equipa mais prejudicada por decisões desfavoráveis, esquece-se convenientemente que aquilo que realmente importa analisar é o saldo positivo/negativo. Nesta perspectiva, é fácil constatar que a equipa com piores saldos em quase todos os items é o Sporting.

    3) Mesmo admitindo que o Benfica tem piores saldos em relação ao FC Porto, é também notório que estas duas equipas estão muito acima do Braga e do Sporting em quase todos os items. Por outras palavras, o Benfica pode queixar-se de ser prejudicado em relação ao FC Porto, mas é também ele claramente beneficiado em relação às restantes equipas.

    4) Se o FC Porto não merecesse ser campeão pelo facto de beneficiar do maior número de decisões de arbitragem, então o Benfica também não mereceria visto beneficiar muito mais do que o Braga e por aí fora. Concluindo: o campeão seria a equipa do fundo da tabela.

    5) Admitindo ser verdade, como aqui se disse, que o Porto tem mais jogadores expulsos nas competições europeias do que nas nacionais, não é menos verdade que é também O ÚNICO clube nacional que conquistou títulos além fronteiras nos últimos 50 anos. Esse dado indica que o nível competitivo na Liga dos Campeões ou Liga Europa é muito superior ao que encontramos em Portugal, o que, obviamente, também se reflecte nos critérios de arbitragem sob a alçada da UEFA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rodrigo Guedes Medeiros,

      Antes de mais é com muito gosto que o recebemos neste blog, obrigado por partilhares a tua interpretação pessoal destes dados publicados neste trabalho, sem nenhuma interpretação seriam somente números sem significado ou interesse. Em relação as questões que coloca as respostas são as seguintes:
      1) "Influência arbitral" neste trabalho como foi sempre referido não se trata de uma avaliação subjetiva de ter havido uma decisão arbitral boa ou má, aqui neste blog apenas se está a fazer uma análise estatística de quantos pontos foram alterados diretamente com influência de um penalti ou expulsão. Estatisticamente é normal que uma equipa que conquiste muito mais pontos do que outra sem influência arbitral, beneficie de mais decisões arbitrais favoráveis (expulsão e penalti), pois domina mais os seus adversários e também será normal que seja menos penalizada com penalti ou expulsões contra, pois não revela encontrar muitos adversários superiores que o obriguem a recorrer a faltas a ponto de acumular muitos penaltis ou expulsões contra.
      O Sporting é de facto o clube dos 4 com um menor saldo de decisões arbitrais favoráveis, o que seria estatisticamente expetável pois também foi a que menos pontos conquistou sem influencia arbitral nos últimos 5 anos. Somente em tese podemos dizer que os outros clubes beneficiaram de mais decisões para melhorar o seu resultado final, isso se todas as decisões arbitrais ocorressem nas mesmas circunstâncias, por exemplo se fossem todas tomadas quando as equipas estão empatadas, mas como é obvio na realidade não é isso que acontece, aliás muitos penaltis e expulsões ocorrem quando já se está a ganhar por 2 ou mais golos e não tem qualquer influência nos pontos conquistados pelo qualidade e rendimento dos seus profissionais.
      Quando se refere que o Benfica é o menos beneficiado pelas decisões arbitrais, é simplesmente por ser aquele que menos pontos acrescentou com influência arbitral, ou seja, diretamente por um último golo de penalti ou após uma expulsão.

      2) O saldo de decisões arbitrais por si só não explica tudo, apesar de ser sempre importante nem que seja animicamente, no controlo emocional dos jogadores, aumentando a confiança dos mesmos na imparcialidade do árbitro, por vezes até pode não implicar nenhuma alteração pontual na partida. Uma equipa pode até beneficiar de mais 20 penaltis que um rival mas se todas foram marcados quando já vencia por 3 golos serão sempre menos relevantes para o teu desempenho do que um rival que apenas beneficiou de 2 penaltis que lhe permitiram marcar o golo da vitoria e assim acrescentar 4 pontos com influência arbitral, apesar de 2 ser apenas 10% de 20 penaltis. Como é obvio para as equipas esses 2 penaltis que permitiram alterar a pontuação de 2 jogos são mais relevantes que os outros 20 que pontualmente nada acrescentam.

      Eliminar
    2. 3) Alegro em saber que reparastes que o Porto e o Benfica beneficiaram de mais penaltis e expulsões que o Braga e o Sporting, mas estatisticamente seria sempre esse o resultado normal, pois também deves ter reparado que nesses 150 jogos qualquer das duas equipas acima referidas acumulou 66 pontos ou mais pontos do que o Braga o Sporting sem nenhuma influência arbitral. 66 pontos seria no mínimo transformar 22 derrotas em vitorias, como facilmente compreende não é uma diferença que os pontos conquistados diretamente com um último golo de penalti ou após uma expulsão possam inverter sem que seja notória uma enorme influência arbitral. Mesmo os 22 pontos de diferença que o F.C. Porto acrescentou a mais que o Benfica não são facilmente justificáveis em equipas que teriam uma diferença de 9 pontos sem nenhum ponto acrescentado diretamente por uma decisão arbitral relevante (penalti u expulsão).

      4) Se leres com atenção neste blog nunca é referido que o F.C. Porto ou qualquer outra equipa não merece ser campeã porque beneficiou de maior nº de decisões arbitrais e o campeão deveria ser a equipa do fundo da tabela que menos beneficiou, pois isso não faz sentido de todo, uma vez que nesta análise determinamos objetivamente qual foi a equipa que conquistou mais pontos sem influencia arbitral. Penso que também acreditas que normalmente a equipa que se revele mais competente a acumular pontos sem nenhum ponto acrescentado/perdido diretamente por uma decisão arbitral será a melhor quando analisados 30 ou mais jogos. Aliás foi referido nesse trabalho que nos 5 anos analisados apenas na época 2011/12 a equipa que foi oficialmente campeã não foi também aquela que o seria se oficialmente apenas fosse premiada a capacidade revelada pelas equipas em conquistar pontos sem influência arbitral, ou seja se não fosse possível acrescentar diretamente nenhum ponto por um último golo de penalti ou após uma expulsão.

      5) É verdade o que referes "F.C. Porto foi o ÚNICO que conquistou títulos internacionais", mas clubites a parte tens noção de quer o Benfica, quer o Sporting estiveram muito perto de conquistar a Liga Europa. Vendo só o exemplo da época passada não penso que realmente acredites que o Benfica não demonstrou perante o Chelsea, Fenerbahce, Newcastle, Leverkusen, Bordeux um nível competitivo que justifique ganhar na Europa.
      Quanto a comparação do numero de expulsões entre as competições nacionais e internacionais, em comentários de colegas foi realmente referido mas neste blog ainda não nos debruçamos profundamente a analisar se existe realmente um grande desvio estatístico em relação ao nº de expulsões que se verificam em cada 100 jogos nacionais e 100 jogos internacionais. Desde já e sem ter os dados recolhidos o que posso dizer é que mantendo o mesmo rigor arbitral não será expectável encontrarmos uma enorme diferença, pois sendo os mesmos jogadores, a essência das características comportamentais e competitivas desses jogadores serão as mesmas quando são arbitrados por árbitros internacionais ou por árbitros nacionais. Se a diferença for enorme então estatisticamente só será possível se aquela premissa que partimos de que o nível de equidade dos árbitros nacionais e internacionais era semelhante não se verifica de todo.
      Tal com pensas, também acredito que é expectável que o F.C. Porto, tenha estatisticamente mais expulsões na Europa (também o Benfica acrescento eu), pois na Liga dos Campeões ou Liga Europa encontram adversários que potencialmente mais apetrechados, capazes de os obrigar a recorrer a mais faltas e obviamente nas competições europeias não são tão dominadores ao ponto de conquistarem 76% ou mais dos pontos em disputa como aconteceu nos 150 jogos nacionais.

      Eliminar
    3. também estive "muito perto" de ser chefe,mas foi só isso.
      1° Benfica
      2° " "
      3° " "
      4° Benfica....
      Só se vê Benfica....

      Eliminar
  8. .
    http://aguia-real.blogspot.pt/2013/09/blog-post_23.html
    .

    ResponderEliminar
  9. Queria acrescentar o seguinte comentário.
    A meu ver, é muito precipitado chegar a uma conclusão pelos números que aqui aparecem.
    Como alguém antes referiu há outros dados a ponderar para se chegar à dita conclusão.

    Para exemplificar como estes números de per si podem levar a uma conclusão errada, dou o seguinte exemplo.
    Ou no final do ano passado ou no corrente houve um blog que fez um trabalho semelhante, mas centrado apenas em Porto e benfica, no entanto procurando chegar à mesma conclusão.
    Na altura peguei numa das épocas e resolvi analisar os momento em que ocorreram os lances que grande penalidade e expulsão.
    Até à jornada em que o Porto se sagrou matematicamente campeão, era o Porto o clube com mais lances desfavoráveis. Após essa jornada e até final do campeonato a situação inverte-se.

    O que fica numa análise como aqui é feita ? que no acumulado o Benfica era o clube com mais lances desfavoráveis
    Mas numa análise de relação entre lances desfavoráveis e beneficio que dai advém em termos classificativos, importaria dizer que mesmo sendo o clube com mais lances desfavoráveis -enquanto o título estava em disputa- o Porto conseguiu ser campeão.
    Ou seja, enquanto havia campeonato e na linha de conclusões que aqui se elaboram, o Porto era o clube com mais decisões desfavoráveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo da opinião de que é "muito precipitado chegar a uma conclusão pelos números que aqui aparecem", pois o rendimento de uma equipa de futebol é quantificável em pontos, que podem depender diretamente de um penalti ou expulsão, não é de todo precipitado utilizar dados agregados de mais de 150 jogos para tirar algumas conclusões.

      Quando afirmas que também já tinhas feito uma analise semelhante numa época em que o Benfica simultaneamente foi ultrapassado na classificação e também deixou de ser a equipa que mais beneficiou de decisões arbitrais. Efetivamente, esta é uma das conclusões desta analise, a equipa que mais beneficia de decisões arbitrais favoráveis acaba sendo o 1º classificado, aparentemente existe uma correlação entre decisões arbitrais e melhoria do rendimento pontual. Ao contrario do que referes o F.C. Porto não começa a beneficiar de decisões arbitrais depois de ser campeão, a causa e efeito é mesmo o contrário.

      Deves aceitar ainda como validas as principais conclusões deste estudo:
      - As boas equipas como F.C. Porto e Benfica jamais permitiriam que alguma equipa que beneficie de menos 20 decisões arbitrais favoráveis conseguisse mesmo assim acumular mais pontos que eles. Em 150 jogos, com mais 20 decisões favoráveis o F.C. Porto fez mais 31 pontos que o Benfica. O Benfica com mais 14 decisões arbitrais favoráveis do que o Braga conseguiu fazer mais 63 pontos que o Braga e com mais 25 decisões arbitrais favoráveis que o Sporting fez mais 81 pontos que o Sporting. Todas as equipas acabaram acumulando mais pontos que as outras que beneficiaram de menos decisões arbitrais (penaltis ou expulsões).
      - A grande diferença entre F.C. Porto e Benfica no nº de decisões arbitrais acontece no 3º terço dos campeonatos e em consequência existe uma diferença maior nesse período nos pontos conquistados por ambas as equipas nestes 50 jogos analisados, pois nesses jogos do último terço existe uma diferença de 13 decisões arbitrais favoráveis ao F.C. Porto.
      - As 4 equipas candidatas que tiveram um aproveitamento de 70% dos pontos em disputa nos 600 analisados
      - Quando analisados semente os 330 jogos com arbitragens neutras, ou seja sem decisões arbitrais relevante (Penalti ou expulsão), estas equipas conquistaram 71% dos pontos em disputa.
      - Quando analisados somente os 178 jogos com decisões arbitrais favoráveis o rendimento médio dos 4 grandes sobe para 81% de aproveitamento dos pontos em disputa.
      - E finalmente quando analisados somente os 92 jogos com decisões arbitrais desfavoráveis o rendimento médio destas 4 equipas baixou para 53% de aproveitamento dos pontos em disputa.

      Eliminar
  10. Façam um Campeonato entre os 3 grandes e aí vão ver quem é realmente prejudicado.Os clubes mais pequenos que são na realidade os mais prejudicados, são meros números aqui.Os resultados manipulados têm muitas das vezes razões para além dos árbitros, como, pressões, dinheiros e favores, externos ás 4 linhas, mas que por vezes transparecem outra coisa.É ridículo clubes chamados de 3 grandes acharem que são prejudicados em determinados jogos, quando são os mais beneficiados, durante toda a época, décadas a fio.Quando um jornal ignora um titulo de alguma modalidade de um atleta ou clube pequeno,para colocar uma hipotética transferência para um clube grande em letras garrafais.Para finalizar qualquer clube dos chamados 3 grandes teria grandes dificuldades para se apurar para as competições da UEFA se participa-se em ligas de Espanha, Inglaterra, ou Alemã, com cerca de 85% de jogadores estrangeiros no plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que todos os 4 clubes candidatos ao titulo têm um saldo positivo de PONTOS ACRESCENTADOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA quando agregamos os dados dos últimos 6 anos, mas também é evidente que esses pontos não estão equitativamente distribuídos pelos 4 grandes e tens razão maiores ainda serão as diferenças em relação aos clubes pequenos, que nestes 150 jogos perderam mesmo pontos diretamente com um último golo de penalti ou após expulsão. Os dados de todos os clubes não temos, uma vez que simplesmente comparamos os 4 clubes com o mesmo objetivo, pois na nossa opinião, só nesses casos se justifica haver uma comparação.

      Se pretendes comparar as decisões arbitrais (penaltis e expulsões) assinaladas nos jogos entre os grandes, podes consultar a etiqueta: Campeonato entre os 4 candidatos entre 2008 e 2013.

      Podes ver os dados agregados dos últimos 5 campeonatos de modo a retirares as tuas conclusões em: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/Campeonato%20entre%20os%204%20candidatos%202008-2013

      Eliminar
  11. 'Quando afirmas que também já tinhas feito uma analise semelhante numa época em que o Benfica simultaneamente foi ultrapassado na classificação e também deixou de ser a equipa que mais beneficiou de decisões arbitrais. Efetivamente, esta é uma das conclusões desta analise, a equipa que mais beneficia de decisões arbitrais favoráveis acaba sendo o 1º classificado, aparentemente existe uma correlação entre decisões arbitrais e melhoria do rendimento pontual. Ao contrario do que referes o F.C. Porto não começa a beneficiar de decisões arbitrais depois de ser campeão, a causa e efeito é mesmo o contrário do que afirmas.'

    Talvez não me tenha explicado bem
    A minha conclusão foi precisamente a contrária.
    Nessa época -e recordo que foi numa resposta a uma análise semelhante produzida noutro blog- quando o Porto foi matematicamente campeão, era o benfica que liderava a 'classificação de beneficos' de acordo com os critérios que aqui são utilizados.

    Ou seja,
    'a equipa que mais beneficia de decisões arbitrais favoráveis acaba sendo o 1º classificado'
    Sim, neste caso foi também assim que o campeonato terminou.
    Mas, a verdade é que matematicamente o campeonato terminou umas jornadas antes e nessa altura NÃO FOI 'a equipa que mais beneficia de decisões arbitrais favoráveis ' a se sagrar campeão

    Se isto foi uma excepção à regra ou mais um exemplo, não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Dizes ter analisado uma época em que somente após o titulo estar matematicamente atribuído ao F.C. Porto, é que o clube passou a beneficiar mais de penalti ou expulsões a seu favor. Que época foi essa? Normalmente existe é uma correlação entre as decisões arbitrais e o rendimento pontual.

      Só a titulo de exemplo, nas últimas 5 épocas o Braga beneficiou de mais 11 decisões arbitrais favoráveis que o Sporting e conseguiu fazer mais 18 pontos que o Sporting nesses 150 jogos. Se acrescentarmos as 9 jornadas desta época a diferença no nº de decisões arbitrais favoráveis entre os dois clubes diminui para 9, também a diferença dos pontos é agora de somente 10 pontos. Garantidamente se no final da época, com 180 jogos acumulados a diferença no nº de decisões arbitrais for inferior a 4 então também nos pontos acumulados o Sporting estará mais próximo de discutir o 3º lugar geral com o Braga do que os 10 pontos a menos que tem atualmente.

      Mesmo sabendo que o orçamento do Sporting é superior, não é expetável que o Sporting consiga ultrapassar o Braga nos pontos acumulados nos últimos 6 anos enquanto se mantiver a diferença de mais 11 decisões arbitrais favoráveis ao Braga em relação ao Sporting.

      Eliminar
  12. Pesquisem por " Futebol Extensivo" ..Notícias e informações de futebol.

    ResponderEliminar
  13. e uma análise ao golo ilegal do Sulejmani ?
    http://www.oantilampiao.blogspot.pt/2014/02/mais-uma-capelada.html

    ResponderEliminar
  14. .
    Se forem seguindo o link seguinte, irão dar de caras com uma situação inacreditavelmente absurda/doentia ...



    https://www.facebook.com/photo.php?v=10152064658033283&set=vb.49080138282&type=2&theater



    -) Na ( pseudo ) comunicação social desportiva portuguesa ( completamente viciada! ) já chegaram ao ponto de conseguir descortinar pénaltis contra o Benfica na área adversária, no caso em questão viram um pénalti contra o SLB num lance dentro da área do Gil Vicente.

    Se isto não é inequívoca verde-azul cegueira clubística!!? Se isto não é inequívoca cegueira anti-SLB!!?

    Sinceramente então já não sei o que se possa considerar cegueira no futebol ... !!!

    Isto está muito para além do caricato, isto está muito para além do escandaloso ...

    Isto é pura cegueira/paranoia anti-SLB!!! Um puro e duro caso de psiquiatria!!!



    -) Mais inacreditável ainda é que aquele era um dos "tais" programas televisivos em que estava um representante do Benfica, outro do sporting e ainda outro do fcp ...

    E o representante do SLB nem se apercebeu que falavam num ( eventual ) pénalti contra o Benfica num lance dentro da área adversária, no caso o Gil Vicente.

    Por aqui se pode ver bem o poder do sistema verde-azul ( anti-Benfiquismo! ), e o quão mal defendido é o SLB quando atacado por aquela matilha de cães raivosos!!!

    NEM NOS PAÍSES DO TERCEIRO-MUNDO ... !!!



    ResponderEliminar
  15. .
    -) Muitas pessoas teimam em tentar adaptar o Mundo às suas ideias, em vez de tentarem adaptar as suas ideias ao Mundo que as rodeia, é o caso dos fascistas, anarquistas, comunistas, cristãos, muitos sportinguistas, muitos portistas, uma parte dos Benfiquistas, e etc e tal ...

    A anarquia e o comunismo na teoria são muito bonitos, mas na prática são uma merda!

    Vem isto a propósito dos critérios utilizados no futebol a nível da arbitragem ...



    -) Alguns Benfiquistas gostam muito do critério largo, dizem que por exemplo em Inglaterra essa é a "regra vigente", assim conseguem-se jogos com menos interrupções e por consequência mais intensos e espectaculares.

    Na teoria isto é tudo muito bonito, mas na prática não passa de uma grandessíssima merda que contribui decisivamente para a manutenção do Status Quo e da corrupção no futebol português!

    Um raciocínio curto, simples e ( aparentemente ) perfeito, mas que na prática enferma de vários erros ingénuos mas crassos ...

    - A espectacularidade de um jogo depende muito mais da qualidade dos jogadores do que dos critérios do árbitro: em Espanha utiliza-se um critério mais curto do que em Inglaterra, mas os jogos entre o Real Madrid e o Barcelona despertam sempre muito interesse em todo o Mundo. Aliás, em Inglaterra também actuam muitos craques do futebol Mundial.

    - Com um critério largo, o grau de subjectividade e a confusão aumentam exponencialmente, exactamente como convém aos trafulhas verdes-azuis, pois assim torna-se mais fácil para eles viciarem resultados e roubarem o Benfica.

    - Em Inglaterra é o critério largo que já há muito tempo prevalece e faz "jurisprudência", pelo contrário, em Portugal é o critério curto que tem prevalecido nos últimos tempos, e é esse que faz "jurisprudência".



    -) Objectivamente, a JURISPRUDÊNCIA é a face visível da Lei, todas as outras interpretações/critérios fazem parte do obscurantismo ( da face oculta! ), da anarquia, do jogo baixo e da trafulhice.

    No caso do futebol, a jurisprudência em Portugal é o critério curto ...

    O RESTO É CONVERSA DE "MARGINAIS", ANARQUISTAS, OTÁRIOS E TRAFULHAS!!!

    E não sou eu que estou a impor nada, eu limito-me a ser pragmático: sei perfeitamente que quem manda é o futebol corrupto do porto com a conivência/submissão dos lagartos ( sistema verde-azul! ), e foram eles que nos últimos anos IMPUSERAM o critério curto nos lances/infrações sobre os seus jogadores, e impuseram o critério super curto nos lances/infrações dos jogadores do Benfica sobre os adversários.

    Eu, por uma elementar questão de uniformidade/coerência, limito-me a dizer ÓBVIO, o critério ( curto ) tem que ser igual para todas as equipas e jogadores, sem absolutamente nenhuma excepção ...

    O RESTO É CONVERSA DE OTÁRIOS VERMELHOS E TRAFULHAS VERDES-AZUIS!!!



    -) A maior mais-valia do Benfica é sem sombra de duvida a sua ENORME massa associativa, mas, por mais incrível que pareça, essa também é a sua maior fraqueza.

    Como são muitos adeptos, a confusão é enorme, nem existe sequer o menor entendimento entre os Benfiquistas quanto aos critérios a aplicar na arbitragem, entre ( muitas ) outras coisas .

    No caso da sic noticias, o adepto/representante do Benfica estava distraído em vez de estar atento na defesa do Benfica, e, imaginem só, permitiu que vissem um pénalti contra o Benfica na área do Gil Vicente ...

    No geral, o mesmo se passa com a ENORME massa associativa do SLB, os adeptos andam divididos e distraídos a discutir pintelhos, a defesa do Benfica é uma miragem, enquanto os ataques cerrados e traiçoeiros dos verdes-azuis trafulhas são uma constante.

    Assim é fácil ao corrupto da costa e ao sistema continuarem a impor a sua vontade, assim os atropelos à verdade desportiva e os roubos ao Benfica irão inapelavelmente continuar ...

    CERTAMENTE ATÉ OS OTÁRIOS VERMELHOS ABRIREM OS OLHOS E GANHAREM CORAGEM PARA DEFENDER O SLB!!!
    .

    ResponderEliminar
  16. .
    -) É inacreditavelmente surreal como a comunicação social desportiva ( sic noticias ) conseguiu ver um pénalti contra o Benfica na área do Gil Vicente, mas ( eufemisticamente falando! ) não conseguiu ver que o fcp eliminou o Estoril da Taça de Portugal com 1 lance muito duvidoso e um golo irregular: no primeiro golo fica a clara sensação que ( salvo erro ) o Jackson Martinez está ligeiramente adiantado quando faz o passe, e no segundo golo o mesmo Jackson está claramente adiantado e depois faz-se inequivocamente à bola, apesar de não ser ele a fazer o golo ( fora de jogo "activo" do Jackson, logo o lance foi irregular ).

    Mas em vez de denunciarem mais este atropelo à verdade desportiva ...

    OS OTÁRIOS VERMELHOS PREFEREM DISCUTIR PINTELHOS!!!

    Fosse o Benfica a passar a eliminatória com 2 golos fora-de-jogo ...

    TERIAMOS ESCÂNDALO PARA SEMANAS!!!



    Nota1 - vou deixar um repto para os apostadores inveterados, e as casas de apostas até podem aproveitar a ideia/deixa: se o sporting não conseguir ganhar o jogo, quantos pénaltis contra o Benfica verá o vigarista do bruno do caralho???

    E o trapaceiro do eduardo? E o intrujão do dias? E o restante staff de trafulhas???



    Nota2 - O Benfica está ( salvo erro ) entre os 30 clubes do Mundo com maior capacidade de gerar receitas, obviamente à frente do futebol corrupto do porto. Vi o Chelsea ganhar no campo do City com um meio campo formado por 3 ex Benfiquistas ( Matic, David Luis e Ramires ). Li que o Real Madrid "goleou" o Atlético de Madrid e que o ex Benfiquista Di Maria fez uma exibição de luxo.

    Nos últimos 3-4 anos têm saído jogadores do Benfica que são titulares nas melhores equipas do Mundo, no futebol corrupto do porto saem vários jogadores que em Portugal são considerados super craques mas que no estrangeiro não passam de matrecos/flops e semi-flops.

    Por mais que o sistema verde-azul endeuse os jogadores do fcp ...

    Por mais que os otários vermelhos endeusem os jogadores do fcp ...

    NOS ULTIMOS 4 ANOS O BENFICA TEVE MELHORES JOGADORES DO QUE O fcp!!!

    MAS O fcp GANHOU MUITOS MAIS TITULOS DO QUE O BENFICA PORQUE A CORRUPÇÃO PREMEIA SEMPRE OS MEDIOCRES!!!

    ABRAM OS OLHOS CARALHO ... !!!

    .

    ResponderEliminar
  17. um texto tão grande para depois não falar do lance que permitiu ao slb seguir em frente na taça
    http://www.oantilampiao.blogspot.pt/2014/02/mais-uma-capelada.html

    http://2.bp.blogspot.com/-8AqYJxhnfxY/UvLQ5XcANdI/AAAAAAAABgU/Fblt740_f6c/s1600/ta%C3%A7a+penafiel+x+5lb+fdj2.png
    http://3.bp.blogspot.com/-ewEqpVxiDZU/UvLQ6Ir4G6I/AAAAAAAABgg/Gm7YOqoicx0/s1600/ta%C3%A7a+penafiel+x+5lb+fdj5.png

    ResponderEliminar
  18. um dos graves problemas do futebol é que há muito adeptos que não sabem as regras do jogo que dizem gostar
    Infração

    Um jogador na posição de fora de jogo só deve ser penalizado se, no
    momento em que a bola toca ou é jogada por um colega de equipa, o
    jogador, na opinião do árbitro, toma parte ativa do jogo:
    • interferindo no jogo ou
    • influenciando um adversário ou
    • tirando vantagem dessa posição

    ResponderEliminar
  19. Numa análise realizada pelo blogger Zé Luis há várias épocas foi possivel compilar a seguinte informação:

    - de 95/96 a 06/07 -

    Então anotem os penáltis registados (marcados e falhados) na Liga desde 1995-96, quando as vitórias passaram a valer três pontos e, por isso, um resultado de penálti passou a ter uma expressão mais valiosa ainda.

    Pois o FC Porto, campeão por 8 vezes neste período, com 283 vitórias em 920 pontos somados, teve apenas 66 penáltis a favor, contra 83 do Sporting (+17) e 75 do Benfica (+9), estes respectivamente com as 237 e 235 vitórias.

    O FC Porto, com +115 pontos somados que os leões e até mais 121 golos marcados no total destes campeonatos, conseguiu ter o equivalente à fabulosa época dos penáltis concedidos a Jardel&Cª em 2001-2002.

    Em relação ao Benfica, para quem tiver mais dificuldade em ler o quadro simples dos totais e das diferenças entre os três grandes, o FC Porto somou mais 132 pontos, obteve mais 48 vitórias mas viu-lhe concedidos -9 penáltis do que aos benfiquistas que só foram campeões uma vez (e que vez!...) neste período em que pude compliar os penáltis de cada campeonato.

    Ainda em relação ao Sporting, para os adeptos leoninos mais volúveis que em certas alturas se entream ao choradinho dos coitadinhos sempre prejudicados, lembre-se que os leões passaram quatro épocas completas durante cinco anos sem sofrer um penálti, o que é tão fantástico como os 17 penáltis do Jardel já aludidos.

    No tocante aos penáltis sofridos, o Benfica pode queixar-se. Conseguiu sofrer 31 penáltis, contra 28 do FC Porto e só 22 do Sporting. Os encarnados também encaixaram mais 62 golos do que os dragões e os leões mais 39 golos sofridos do que os portistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde estão publicados os dados estatísticos de penáltis entre 1995 e 2007 que referes. Podes facultar o link.

      O numero total de penáltis é uma informação relevante que deve ser complementada com a informação de quantos desses se transformaram no último golo da equipa tendo mesmo influenciado diretamente a repartição dos pontos em disputa. Como deve compreender os penáltis a favor quando já se esta a vencer por mais de 2 golos não tem a nada a ver com a influência arbitral que decorre quando são assinalados penaltis que diretamente possibilitam a alteração dos pontos em disputa.

      Ajuda ter decisões arbitrais favoráveis mas nem sempre a equipa que beneficia de melhores condições arbitrais se converte na equipa com mais pontos conquistados, como se constata nesta época 2013/14, até à 22ª jornada o F.C.Porto beneficiou de 9 penáltis, o Sporting de 8 e o Benfica de 5 e apesar destes números o Benfica foi capaz de fazer mais 7 e 9 pontos do que a concorrência.

      Eliminar
  20. bom dia,
    apenas quero saber se é possivel ter a % de penaltis falhados pelo benfica por epoca em todas as competiçoes.
    obrigado
    SLB

    ResponderEliminar
  21. Estatistica comploetamente errada !! apos confirmar em varios sites e ver todas os campeonatos em portugal, o Sporting é o clube com mais penaltis e com menos é o Porto. estranho estas estatisticas, verifiquei em varios sites de desporto portugues com o historial do futebol Nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes dados estatísticos dos últimos campeonatos, desde a época 2008/09 até a época 2014/15 são os que estão agregados neste blog. Neste momento estamos a falar numa comparação do numero de penaltis que cada um dos candidatos beneficiou nos últimos 182 jogos e lamento ser obrigado a contrariar o teu comentário mas a realidade é que nestes últimos 7 campeonatos o clube que mais beneficiou de penaltis é de longe o F.C. Porto.

      Se

      Eliminar
  22. Não deixo de reparar que este blog só apresenta dados em que o fc porto aparece favorecido, esquecendo todo o tipo de estatísticas que mostrem o contrário.
    E o mais engraçado, é que esta época começou com um padrão totalmente favorável ao benfica, e o responsável deste blog andas a pesquisar estatísticas de anos anteriores em vez de relatar o que se tem passado.
    No início pensei que ia ser um blog muito útil para os amantes do futebol, rapidamente percebi que era mais um blog dirigido por um benfiquista doente que se quer fazer passar por isento, mas que falha em toda a linha.
    A cada palavra se percebe o objetivo do autor dos textos.

    Espero um dia ver algo honesto aqui escrito, a começar por uma análise a estas primeiras jornadas. Mas espero sentado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém aqui anda a procura só dos dados em que um dos clubes aparece favorecido, pois neste blog registam-se todos os penalti assinalados e o critério mantem igual para todos os clubes. Caso não tenhas reparado este ano o Benfica já beneficiou de um penalti e consta no quadro, tal como o F.C. Porto já beneficiou de 2 penaltis e também constam do quadro.

      Cada um retira as suas conclusões dos números agregados, se chegaste a conclusão que os números das decisões arbitrais são favoráveis ao teu clube, que culpa tem o blog disso. Se o teu clube não é o que mais beneficia de decisões arbitrais favoráveis certamente que gostaria de ter as mesmas condições do clube que mais beneficia de penaltis, pois como sabes estes possibilitam aos clubes melhoram o seu rendimento médio. Normalmente um clube que beneficia de mais 10 penaltis que o seu adversário não desaproveitará esta situação, para fazer mais pontos.

      Eliminar
  23. Então e que tal fazer uma análise à história do futebol português em vez das últimas 6 épocas?
    Ou será que a época em que o benfica se tornou glorioso agora não interessa para nada?

    Vocês dão-me vontade de rir com estas estatísticas escolhidas a dedo. "influência arbitral" lolol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para uma analise estatística, os jogos de 7 campeonatos são uma boa base para servir de amostra atualizada das condições arbitrais em que o campeonato decorre.

      Se pretenderes fazer um estudo mais alargado, podes dedicar o teu tempo para alargar a tua base de amostragem de 7 anos por exemplo para 30 ou 50 anos se assim pretenderes. O tempo de trabalho é teu e fazes dele o que quiseres, agora não exijas aos outros que façam esse trabalho por ti.

      Eliminar
  24. Este trabalho mostra a total ignorância de certas pessoas em relação ao futebol.
    Então se uma equipa é mais forte, domina os seus jogos, e chega 30 vezes à área adversária, vai ter menos penaltis que uma equipa que lá chega 10 vezes??
    Não seria lógico compararem a percentagem de ataques que acabaram em penaltis? Não seria 1000 vezes mais verdadeiro?

    A sério, não há um único burro que se tenha lembrado disso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os números devem ter razões e muitas justificações possíveis. Serão aceitáveis ou não consoante os pontos de vista.
      Aquilo que afirmas que as equipas mais fortes, chegam mais a área adversária, beneficiam de mais penaltis, é uma corelação que aqui já demonstramos. Tal força principalmente deveria ser visível nos pontos conquistados pelas equipas sem o efeito direto de um último golo de penalti, pois, como compreendes, a equipa que beneficiar de mais 20 penaltis que o seu rival tendencialmente conquistará mais pontos.

      Por exemplo no nosso campeonato achas possível o F.C. Porto conquistar mais pontos que o Benfica se beneficiar de menos 20 penaltis que o seu rival? Independentemente de saberes o nº médio de ataques de cada uma das equipas, a percentagem de ataques que acabam em penaltis, etc.
      Se o teu clube beneficiar de menos 20 penaltis que o seu adversário consegues compreender que esse adversário vai conquistar mais pontos que o teu clube, mesmo que as duas equipas apresentem planteis muito iguais, essa diferença de 20 penaltis vai-se refletir nos pontos conquistados pelas 2 equipas, não poderia de outra forma.


      Eliminar
    2. Mas achas que uma equipa que está a ganhar por 1 joga da mesma maneira que quando está 0-0?
      Nrs podem ser lidos como quiserem. Mas a única correlação de jeito que se poderia fazer para ver tendências era
      nr de jogadas na área vs nr de penalties.
      Claro que mesmo aí há a subjetividade da capacidade técnica dos jogadores. Pq ter o gaitan, nani ou quaresma na área pu ter o Maurício não é a mesma coisa

      Eliminar
  25. Confesso que tens muita paciência e capacidade para trabalhar bem com dados estatísticos influenciados, mas aproveito para deixar um exercíciozinho:

    Assume-se que o Jorge e o Luis são igualmente bons e igualmente benefeciados a lançar um dado.
    Em 10 minutos o Jorge lançou 66 vezes o dado e saiu um '6' 11 vezes.
    Em 10 minutos o Luis lançou 60 vezes o dado e saiu um '6' 10 vezes.

    Adivinha a reposta correcta:
    a) O Jorge beneficiou mais que o Luis a lançar o dado porque lhe saiu um '6' uma vez a mais do que o Luis.
    b) O Luis foi prejudicado porque teve menos um '6' que o Jorge.
    c) O Luis lança menos dados por minuto que o Jorge.

    ----

    Se quiserem depois podes exprimentar o exercício a substituir:
    Jorge - FCP
    Luis - SLB
    Lançar o dado - ataques à baliza (grau de subjectividade na mesma mas sempre é melhor que a comparação feita)
    Sair um '6' - penalti a favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa analogia como os dados não cola!
      Este elemento subjectivo que pretendes assumir de que o F.C. Porto beneficiou de mais 17 penaltis que o Benfica, aconteceu porque atacou mais a baliza adversária, não corresponde a realidade e este trabalho estatístico já o deixou bem evidente. A correlação foi mesmo ao contrário, ou seja só conquistou mais pontos porque usufruiu de nº muito maior de penaltis na competição.

      Como facilmente compreendes se o Benfica e o Porto em 202 jogos conquistaram em média uma % de pontos em disputa muito semelhante, isso indicia que as duas equipas tiveram desempenhos médios similares e sem uma grande diferença arbitral ninguém seria capaz de dizer qual das equipas teria conquistado mais pontos.

      Seguramente o Benfica seria o clube com mais pontos conquistados nas últimas 7 épocas se tivesse sido o clube que beneficiou de uma vantagem de 17 penaltis favoráveis a mais que o seu principal rival, pois de certo que concordas que o Benfica obrigatoriamente teria conquistado mais pontos do que aqueles que efetivamente conquistou nos últimos 202 jogos se tivesse beneficiado de mais 34 penaltis, competindo, assim nas condições muito favoráveis em que o F.C. Porto competiu nas últimas 7 épocas.

      Compreendes agora do porquê é que não se pode dizer que os 17 penaltis a mais são uma consequência da diferença no rendimento das duas equipas pois o Benfica, se tivesse beneficiado de mais 34 penaltis nesses 202 jogos, também teria consequentemente mais pontos que o F.C. Porto nesse mesmo nº de jogos.

      Eliminar
  26. Igualmente relevante mas não considerado nesta análise face à sua parcialidade é o momento em que ocorrem os penaltis ou as expulsões.
    Nomeadamente uma época que já aqui apresentei em que o Porto chega ao título algumas jornadas antes do final da época. Nesse momento apresentava menos penaltis a favor e menos expulsões a favor Que o Benfica. Mas termina a época com mais penaltis a favor e mais ex pulsões favoráveis.
    Esse total é o que entra nesta analise mas até ao momento mais importante da época e com o título em disputa r esses números eram desfavoráveis ao porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá isso de considerar que há parcialidade, é simplesmente a realidade expressa em números estatísticos.

      Se queres mesmo ter uma noção do momento em que foram cometidos os penaltis, podes consultar o 1º quadro que discrimina o momento em que ocorreu o penalti. Ai podes ver que:
      Porto, Benfica e Sporting cada uma dessas equipas já beneficiou de 8 penaltis quando estavam a perder por um golo e que com o encontro empatado o Porto beneficiou de 31, o Benfica de 22 e o Sporting de 16 penaltis favoráveis. Por aqui se vê que o Benfica teve hipoteses de acrescentar mais 12 pontos que o Sporting e o F.C. Porto teve hipotese de acrescentar mais 18 pontos que o Benfica e mais 30 que o Sporting, somente com os penaltis favoráveis assinalados.

      Eliminar
  27. Parece o Syriza a trabalhar os números.

    Depreendo então que não há contra-argumentação.

    ResponderEliminar
  28. os números são claros. quem parece o syriza são os portstas que auqi vêm tentar desmentir factos.

    falam em posse de bola? o benfica de jesus tem imensa posse de bola. só agora com lopetegui o porto faz um estilo de jogo com mais posse que o benfica.

    de resto, muita da posse de bola do lopetegui é passar para o lado e para trás. é ver os jogos.

    caro escriba, deixo aqui um número para desmontar outro mito: a questão disciplinar. já todos sabemos que as expulsões para adversários do Benfica foram muitas. o que os portistas esquecem de propósito, é que foram todas bem ajuizadas! mas ficam os nºs de amarelos.

    porto 65 - benfica 79. e para os adversarios: porto 96 benfica 90.

    ou seja, o porto tem saldo positivo de 31 cartões e o benfica 11...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto os números são claros, e contra factos não há argumentos, ou se os há, são argumentos altamente enviesados e desonestos como aqueles que Lopetegui tenta de forma ridícula fazer passar por verdades absolutas aos olhos de toda a gente, que mais não são do que tentativas desesperadas do uso da estratégia de "uma mentira repetida muitas vezes passa a ser verdade"!Numa coisa ele tem toda a a razão, existe de facto um enorme manto protector, mas sobre ele e a equipa dele.....

      Eliminar
  29. factos são factos e não há muito mais a dizer
    http://rutube.ru/video/3b6f2a8a8559d2da800d705f6eb4ce48/

    ResponderEliminar
  30. Zé de Faro, vê este também... https://www.youtube.com/watch?v=An4X1iThiqo

    ResponderEliminar
  31. apesar de haver um hiato entre as épocas analisadas acrescento que:
    verifica-se que desde 95/96, (época em que as vitórias passaram a valer três pontos), o FC Porto tem um saldo de 67/29 nos penalties a favor e contra, contrastando 89/22 do Sporting e de 81/32 do Benfica.
    dados até 2006/07 e apenas da Liga, não inclui taças.

    Esta compilação começa em 08/09 pelo que só falta a época 07/08 para ter uma imagem global desde 95/96.

    ResponderEliminar
  32. Esta merda é mesmo de quem não tem mais nada para fazer!

    ResponderEliminar
  33. O que este blog faz, com todo o respeito pelo muito trabalho que certamente dá, é construir uma enorme falácia e inviezar a verdade desportiva ao omitir a aleatoriedade de cada jogo e dos seus lances, ao omitir fatores como a posse de bola, número de ataques, número de faltas cometidas e sofridas, etc., determinantes para a existência de mais ou de menos momentos-chave do jogo (ou como o autor chama "decisões arbitrais com influência no resultado". Esta metodologia é uma pseudo-ciência, uma vez que pega em apenas em 2 ou 3 dados (decisões tomadas por árbitros em momentos-chave dos encontros e, com base na média do mesmo tipo de decisões tomadas por outros árbitros, tenta extrapolar e insinuar que esses árbitros beneficiam ou prejudicam determinados clubes. Na realidade, e por mera hipótese, todas as decisões que levaram à existência de maiores desvios face à média (que este blog critica), podem ter sido todas decisões acertadas por parte do árbitro. É ainda omitido que na arbitragem uma não-decisão (decidir não expulsar um jogador, decidir não assinal um penalty também é uma decisão) com influência no resultado. Se como o blog defende os árbitros com decisões fora da média fossem excluídos de alguns jogos, podiam estar a ser excluídos os que tomaram (e tomam) decisões mais acertadas. Uma vez mais, e por absurdo, um árbitro que nunca expulse jogadores e nunca marque penaltis decisivos será, à luz dos critérios deste blog, um ótimo árbitro.

    Cordiais Cumprimentos,
    A.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra vez arroz,penaltis assinalados pelo arbitro ponto final.
      Estatísticamente factual agora inviesada? Sinceramente a verdade dói.

      Eliminar
  34. Caro A.L.

    Aceitamos perfeitamente que existe uma quantidade muito grande de variáveis que influenciam o rendimento duma equipa, incluido as que refere como a posse de bola, número de ataques, número de faltas cometidas ou sofridas que podem dar uma ideia da valia de uma equipa, mas penso que deves concordar que se quiseres obter dados objectivos (penaltis e expulsões assinalados), sem alterarmos esses dados reais catalogando essas decisões arbitrais como correctas ou incorrectas (subjectividade), pois como sabe a avaliação que cada lance varia muito em função das cores com o qual nos simpatizamos.

    Refere que um arbitro com o qual uma equipa foge muito do seu rendimento médio pode até ter tido decisões acretadas nesses jogos, mas deve concordar que se uma equipa em média em 8 campeonatos conquistou 80% dos pontos (248 jogos), acharia muito estranho encontrar nesse espaço de tempo encontrar um arbitro que tenha dirigido 20 jogos desse clube, em que esse clube só tenha conseguido conquistar 50% dos pontos disputados. Para tal acontecer o arbitro tem de tem de influenciar negativamente o rendimento desse clube.
    Alías se nesse clube com um rendimento médio de 80% dos pontos disputados nos últimos 200 jogos contratar um novo treinador que nos primeiros 20 jogos conquiste apenas 50% dos pontos, qualquer adepto reconhecerá que esse treinador influenciou negativamente o desempenho médio do clube, o mesmo tipo de analise estatistica é feito aqui só que em relação aos arbitros.
    Podes crer um optimo arbitro nunca influenciaria tanto no rendimento de uma equipa, quando encontrares um arbitro que tenha conseguido reduzido assim tanto o rendimento do teu clube e mesmo assim tenhas verificado que as decisões dele nesses jogos foram optimos avisa. Daremos aqui nota desse extraordinário azar estatístico que esse arbitro teve.

    ResponderEliminar
  35. E uma estatística de árbitros nos derbis? Com especial relevo nos jogos porto-benfica. Há 30 anos a mamarem árbitros do porto!

    ResponderEliminar
  36. Apesar de serem amostras mais pequenas, parece-me que seria útil ter os dados referentes à época em curso. Neste momento temos uma construção na comunicação social de que o Porto é o clube prejudicado, quando é uma enorme falácia. Visto ser a equipa que mais beneficiou com as decisões arbitrais "capitais", penaltis e vermelhos a favor. Neste momento a contabilidade é a seguinte:
    Porto: 5 penaltis e 7 vermelhos a favor, 1 penalti e 1 vermelho contra, saldo de 10 decisões favoráveis;
    Benfica: 4 penaltis e 1 vermelho a favor, 1 vermelho contra, saldo de 4 decisões favoráveis;
    Sporting: 3 penaltis e 2 vermelhos a favor, 3 vermelho e 1 penalti contra, saldo de 1 decisão favorável
    Braga: 4 penaltis e 2 vermelhos a favor, 3 penaltis e 2 vermelhos contra, saldo de 1 decisão favorável

    O Porto já jogou mais de 220 minutos em superioridade numérica, o Sporting 103 minutos, enquanto que o Benfica jogou 0 minutos em superioridade...

    ResponderEliminar
  37. Isto não tem credibilidade nenhuma e só distorce. Mais um blog do regime. Aposto que recebem cartilha. Como se esconde um campeonato inclinado, em que tudo vale para ganhar e tanto caso de arbitragem que só favorecem um clube desde o inicio da época. Lampiões são bem doentes, Campeonato do colinho continua, todos adeptos do futebol concordam menos os lampiões, são factos

    ResponderEliminar
  38. Bela analise. Vem provar que com os numeros martelados é possivel mostrar o que se quiser.
    Primeiro, é sabido que o Sporting passa epocas inteiras sem um Penalti a favor, contra nem é preciso procurar muito.
    Depois falta analisar quantos penaltis ficaram por marcar... dica: na ultima epoca o carnide passou por entre a chuva em quase toda a epoca.... levando ao fenomeno do renato sanches nao ter ser sido expulso em quase nenhum jogo (o jogo em que aconteceu já o resultado estava garantido.... em munique nem joga).

    E por fim, uma bela analise que compara 9 anos, e não tem em conta o inicio do estado lampiânico....

    Basta afirmar que sem o colinho, o carnide estaria sistematicamente a terminar as epocas em 4 Lugar ou abaixo.

    ResponderEliminar
  39. "é sabido que o Sporting passa epocas inteiras sem um Penalti a favor, contra nem é preciso procurar muito."
    Só este ano já tem 2 penaltis "fantasma" a favor, fora o resto...

    ResponderEliminar
  40. não concordo em nada com este tipo de análise que selecciona os factos de que precisa para sustentar uma ideia pré-definida
    porquê os últimos 10 anos e não os últimos 5 em que Sporting e Porto têm sido claramente prejudicados no nº de penaltis assinalados?
    acima de tudo o problema é que o futebol não é como o basebol ou futebol americano, meramente olhando para as estatísticas não espelha a verdade desportiva, principalmente considerando o período entre 2007 e 2009 em que o Porto foi claramente dominador mas também beneficiou da incapacidade desportiva dos seus adversários
    naquela altura Sporting e Benfica tinham muitas dificuldades em manter um nível desportivo aceitável, se na altura acabavam muitas vezes incapazes de criar oportunidades para marcar então como seria sequer possível haver lances para penalti?

    além disso há mais factores que normalizam a pequena diferença do nº de penaltis marcados a favor do Porto, afinal são apenas 8 em 10 anos, escandaloso seria se fossem pelo menos 15 de diferença
    entre outros factores que desvalorizam o nº de penaltis estão:
    golos sofridos (Porto tinha, habitualmente, a melhor defesa)
    posse de bola
    nº de ataques consentidos
    mas acima de tudo:
    nº de penaltis que deram a vitória em relação ao nº de penaltis marcados em goleadas
    nesse aspecto fica claro que um penalti assinalado numa vitória por 3 ou 4 golos

    ResponderEliminar
  41. Dados entre 2001/2002 e 2018/2019:

    Porto teve 127 penalties a seu favor e marcou 1.188 golos: rácio de 1 penalty por cada 9.35 golos
    Sporting teve 154 penalties a seu favor e marcou 1.016 golos : rácio de 1 penalty por cada 6.6 golos
    Benfica teve 129 penalties a seu favor e marcou 1.227 golos : rácio de 1 penalty por cada 9.5 golos

    Porto sofreu 372 golos e sofreu 39 penalties : rácio de 1 penalty por cada 9.35 golos
    Sporting sofreu 501 golos e sofreu 59 penalties : rácio de 1 penalty por cada 8.49 golos
    Benfica sofreu 450 golos e sofreu 50 penalties : rácio de 1 penalty por cada 9.00 golos

    Se pensarmos em termos de saldo temos:

    Rácio do Porto : 1 penalty por cada 9.27 golos
    Rácio do Sporting: 1 penalty por cada 5.42 golos
    Rácio do Benfica: 1 penalty por cada 9.83 golos

    E ao autor de um blogue supostamente imparcial, assente em estatísticas, tira as conclusões brilhantes que todos vamos vendo.

    Enfim……

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era bom q dissesses de onde vêm esses dados ou tiraste-os do boné?

      Eliminar
  42. Parabéns pelo magnífico trabalho. Isto sim é um verdadeiro trabalho jornalístico que devia ser feito por eles, mas que não passam de uns vendidos. Parabéns

    ResponderEliminar
  43. Este trabalho não faz sentido. Uma equipa ser mais dominadora e ter 80% de posse de bola não quer dizer que tenha de ter mais penaltis a favor. E se garante a posse de bola só a meio-campo e na defesa?...
    Faz sentido é ver análises de ex-arbitros nos lances em que têm todos a mesma opiniao e a partir daí sim, fazer estudos estatisticos com penaltis bem e mal assinalados a favor, bem e mal assinalados contra, e penaltis nao assinalados a favor e contra.
    Quando fizer isso será mais acertado, em vez de fazer análises estatiscas com contas que dêem jeito ao Benfica. E já que você é benfiquista, vai ver que não tem assim tantas razoes de queixa esta época se fizer uma análise com contas que façam sentido.

    ResponderEliminar
  44. Interessante estudo. Parabéns. Qt às conclusões, parecem-me um bocado precipitadas.

    Obviamente, qd um clube é gerido por um comprovado mafioso corruptor durante os últimos 40 anos, é normal retirarem-se ilações possivelmente enviesadas ou precipitadas destes números, mas existem muitos outros fatores que podem ajudar a chegar a conclusões mais fundamentadas.

    O mais valioso deste trabalho são mesmo os dados recolhidos e o esforço dedicado à sua colecta e organização. É uma tragédia desperdiçar todo este esforço, se os dados não são partilhados com a comunidade, para serem enriquecidos e completados ports outros.

    Nesse sentidos, recomendo que os mesmos sejam partilhados num repositório público - posso ajudar nisso se quiserem.

    Pelo menos partilhar o Excel neste blog post.

    Mas parabéns mais uma vez. Nota: sou do Sporting, mas n sou fanático doente como muitos dos que comentam por aqui. Bom era que o nosso futebol tivesse menos penalties, menos jogadores meninas a atirarem-se para o chão, menos presidentes corruptos, ... , e acima de tudo tivesse MT mais futebol bem jogado.

    É pedir MT...

    ResponderEliminar
  45. "mas n sou fanático doente" priceless

    ResponderEliminar
  46. A análise que a seguir se apresenta é feita com dado disponíveis para todos os interessados (https://www.transfermarkt.pt/liga-nos/elfmeterstatistiken/wettbewerb/PO1):
    1. Abarca o período entre 2001/202 e 2021/22 (com exceção da época 2004/2005), ou seja, 20 épocas e não as 14,5 épocas analisadas pelo blogue. Não está incluída a época 04/05 porque o site referenciado não apresenta dados fidedignos para esta época
    2. Nestas 20 épocas foram disputados 5.592 jogos. Os 3 grandes disputaram neste período 1.944 jogos.
    3. O que significa que a dimensão da amostra é superior em 588 jogos (+43%) do que a equivalente amostra do autor do blogue
    4. Por razões mais que óbvias na minha análise não inclui o Braga. Nestas 20 épocas o Braga ficou uma vez em 2º lugar, 2 vezes em 3º lugar,10 vezes em 4º lugar, 3 vezes em 5º lugar, uma vez em 7º lugar, 1 vez em 9º lugar e 1 vez em 14º lugar. Ficou por 1 vezes entre 0 e 10 pontos do 1º lugar, por 6 vezes entre 11 e 20 pontos, 9 vezes entre 21 e 30 pontos, 3 vezes entre 31 e 40 pontos e 1 vez entre 41 e 50 pontos
    5. Nesses 5.592 jogos foram:
    a. assinalados 1.573 penalties
    b. convertidos 1.289 desses 1.573 penalties (82%)
    6. Nesses 5.592 jogos foram marcados 13.855 golos
    a. o que significa que foi assinalado 1 penalty por cada 8,8 golos
    b. o que significa que foi convertido 1 penalty por cada 10,7 golos
    7. SPORTING: Marcou 1.137 golos, viu serem assinalados a seu favor 169 penalties, sendo que destes 169 penalties foram convertidos 151 penalties
    8. PORTO: Marcou 1.383 golos, viu serem assinalados a seu favor 153 penalties, sendo que destes 153 penalties foram convertidos 119 penalties
    9. BENFICA: Marcou 1.394 golos, viu serem assinalados a seu favor 134 penalties, sendo que destes 134 penalties foram convertidos 116 penalties
    10. Olhando os dados disponíveis de outra forma:
    Ranking dos Penalties Assinalados
    O Sporting aparece por 9 vezes em 1º lugar, o Porto aparece por 6 vezes e o Benfica aparece por 4 vezes.
    Ranking dos Penalties Convertidos
    O Sporting aparece por 8 vezes em 1º lugar, o Porto aparece por 4 vezes e o Benfica aparece por 7 vezes.
    11. Cruzando os dados do Penalties assinalados/convertidos com os golos marcados temos que:
    a. Sporting: 1 penalty assinalado por cada 6,7 golos e 1 penalty convertido por cada 7,5 golos
    b. Porto: 1 penalty assinalado por cada 9 golos e 1 penalty convertido por cada 11,6 golos
    c. Benfica: 1 penalty assinalado por cada 10,4 golos e 1 penalty convertido por cada 12,0 golos
    12. O Sporting aparece por 12 vezes como a equipa que entre os 3 grandes como sendo a equipa com menos golos por cada penalty assinalado a seu favor. O Porto e o Benfica aparecem por 4 vezes como a equipa que entre os 3 grandes como sendo a equipa com menos golos por cada penalty assinalado a seu favor.
    13. O Sporting aparece por 4 vezes como a equipa que entre os 3 grandes como sendo a equipa com mais golos por cada penalty assinalado a seu favor. O Porto aparece por 7 vezes. O Benfica por 9 vezes
    14. De 10. e 11., e em termos líquidos, temos que:
    a. Sporting: 12-4 = 8
    b. Porto: 4-7=-3
    c. Benfica: 4-9=-5

    ResponderEliminar
  47. Do acima exposto parece que fica muito claro que a afirmação do autor do blogue que o Porto é a equipa que entre os 3 grandes é sistematicamente “mais ajudado” não faz qualquer sentido. Com efeito, o Porto precisa de marcar mais 34% dos golos que o Sporting para ter ver assinalado 1 penalty a seu favor (9,0 versus 6,7)

    A 2º grande conclusão do autor do blogue também não faz qualquer sentido. E qual é? Que o Benfica é por sistema prejudicado relativamente ao Porto.

    Vejamos os números. O Porto teve nestes anos 1 penalty assinalado por cada 9,0 golos e penalty convertido por cada 11,6 golos. O Benfica no referido período marcou 1.394 golos.
    Se aplicarmos a relação do Porto (9,0 )aos golos do Benfica termos que o Benfica “deveria” ter tido 155 penalties assinalados, ou seja, mais 21 que os que efetivamente teve.
    Se a esses 155 penalties aplicarmos a taxa de sucesso do Benfica na conversão de penalties (86,5%=116/134) chegaremos a um numero de 134 penalties convertidos. Ou seja mais 18 penalties

    Talvez seja relevante neste ponto analisar a diferença que resulta entre penalties assinalados e penalties convertidos. Na análise dos penalties assinalado poder-se-á tentar inferir a predisposição do arbitro em beneficiar um determinado clube. Mas apenas quando se fala em penalties convertidos é que se poderá inferir que essa intenção se concretizou na prática.

    Analisemos os 2 números: supostamente mais 21 penalties assinalados e mais 18 penalties convertidos. Em 20 épocas. Isto significa 1 penalty por época (quer no que respeita a penalties assinalados quer no que respeita a penalties convertidos).

    Parece que ficou claro a falta de senso do autor.

    ResponderEliminar
  48. Voltemos ao regime do Estado Novo. De certeza que fica tudo bem. Ou da sra Ferreira Leite que comprou açoes

    ResponderEliminar
  49. CURIOSIDADE QUE SÓ A MIM INTERESSA:
    Fernando Madureira foi detido em 2024-01-31
    Até dia 2024-01-31 estavam decorridas 19 Jornadas.
    Ao fim de 19 Jornadas o FCP tinha 14 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.
    Ou seja 10 pontos perdidos, 0,526 pontos por jogo.
    À data de hoje (2024-04-16) estão decorridos 29 Jornadas.
    Ao fim de 29 Jornadas o FCP tem 18 vitórias, 5 empates e 6 derrotas.
    Fazendo a diferença em relação aos números que existiam ao fim 19 Jornadas, nas 10 Jornadas que decorreram depois de Fernando Madureira ter sido detido, temos 10 jogos, 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.
    Ou seja 12 pontos perdidos, 1,2 pontos por jogo, mais do dobro do que antes de Fernando Madureira ser detido.
    Conclusão:
    Qual Pinto da Costa ou Villas Boas para presidentes do FCP, vamos mas é eleger o Fernando Madureira.

    ResponderEliminar
  50. Vejo aqui alguém a alegar (e mt bem) que quem tem mais domínio de jogo tem mais possibilidades de beneficiar de penaltis. Aqui chegamos à questão fundamental!!! Como é que se chega às equipas que têm mais domínio de jogo? MUITO SIMPLES!!! Nos jogos do SLB os seus adversários podem entrar com "toda agressividade" que os árbitros perdoam-lhes todas as faltas e cartões que puderem. Por outro lado assim que um jogador do SLB disputa a bola, o seu adversário mergulha e o árbitro inventa falta contra o SLB. Assim o árbitro tem uma influência decisiva no domínio do jogo e naturalmente no seu resultado. Nos jogos do fcp e do scp é totalmente ao contrário. É assim há 46 anos (desde 1978) que "discretamente" se influenciam jogos e campeonatos.

    ResponderEliminar