quarta-feira, 14 de junho de 2017

Tendências clubisticas dos árbitros melhores classificados em 2016/17

Esta foi a 1ª classificação final dos árbitros da era Fontelas Gomes.



Qual é a novidade? Os árbitros que favorecem o F. C. Porto ocupam as melhores classificações.
Mais uma classificação final de uma época e os árbitros melhores classificados são árbitros pró-Porto, sempre foram no reinado do Vitor Pereira e continuam nesta nova era em que o Bruno Carvalho conseguiu colocar Fontelas Gomes na liderança da arbitragem nacional.
Alguém imaginaria um arbitro com o qual o F. C. Porto tivesse um histórico tão negativo como o Benfica tem com o Jorge Sousa a ser classificado como o 1º classificado?
Alguém imagina que um Arbitro que num confronto directo entre os grandes, tivesse deixado por assinalar 3 penaltis em prejuizo sempre do mesmo clube, seja ele o F. C. Porto ou o Sporting e mesmo assim terminar a época na 2ª posição como aconteceu com o Artur Soares Dias que não assinalou 3 infrações cometidas na área do Sporting no último Sporting-Benfica, jogo em que assinalou 1 penalti favorável ao Sporting e se o Benfica não tem tido a capacidade de marcar por si só o golo do empate ficaria a mercê de perder a liderança da liga nessa jornada, quando faltavam apenas 4 jornadas para o fim do campeonato?

Pergunto a qualquuer adepto de futebol:
  1. Qual é o clube que foi sempre favorecido pelas arbitragens do Pedro Proença?
  2. Qual é o clube que foi sempre favorecido pelas arbitragens do Olegário Benquerença?
  3. Qual é o clube que foi sempre favorecido pelas arbitragens do Jorge Sousa
  4. Qual é o clube que foi sempre favorecido pelas arbitragens do Artur Soares Dias?
  5. Qual é o clube que foi sempre favorecido pelas arbitragens do Carlos Xistra?

Seguramente ao dar as 5 respostas as questões colocadas em cima, encontraremos sistematicamente o nome de um mesmo clube! Sempre o F. C. Porto, Pedro Proença_Porto, Olegário Benquerença_Porto, Jorge Sousa_Porto, Artur Soares Dias_Porto, Carlos Xistra_Porto! Existe aqui um padrão muito preverso, é mesmo muito pouco democrático e não respeita a equidistância que deveria existir entre todos os clubes! Pouca sorte do Sporting e do Benfica que nunca tem o privilégio de ter os árbitros que lhe são favoráveis nas melhores posições na classificação final dos árbitros. É esta vantagem arbitral que o F. C. Porto tem tido recorrentemente já num muito longo período temporal, que faz com que mesmo depois de alguns anos após o apito dourado ainda não tenha sido possível afastar a suspeição na arbitragem nacional.


  • Nas últimas 4 épocas, com o jogo empatado, Pedro Poença não assinalou nenhum penalti favorável ao Benfica, nenhum penalti favorável ao Sporting e assinalou 1 penalti favorável ao F. C. Porto.
  • Nas últimas 4 épocas, com o jogo empatado, Jorge Sousa não assinalou nenhum penalti favorável ao Benfica, nehum favorável ao F. C. Porto e um favorável ao Sporting.
  • Nas últimas 4 épocas, com o jogo empatado, Artur Soares Dias não assinalou nenhum penalti favorável ao Benfica, assinalou 2 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 2 penaltis favorável ao Sporting.
  • Nas últimas 4 épocas, com o jogo empatado, Carlos Xistra assinalou um penalti favorável ao Benfica, um favorável ao Sporting e assinalou 2 penaltis favoráveis ao F. C. Porto.

Aos olhos de quem manda na arbitragem (controlada pelos interesses portistas), os bons árbitros são os acima referidos, pois são aqueles que nunca assinalam penaltis favoráveis ao Benfica em momento de jogo em que ainda estão pontos em disputa.

Se perguntar a qualquer adepto que tipo de arbitragens gostaria que o seu clube tivesse usufruido nas últimas 4 épocas, diga-me se escolheria usufruir de 29 penaltis favoráveis como o CLUBE A, ou usufruir de 35 penaltis favoráveis como o CLUBE B, ou usufruir de 42 penaltis favoráveis como o CLUBE C?


Caro amigo, neste momento deve estar indeciso entre escolher as condições arbitrais que usufruiu o CLUBE C ou o CLUBE B, pois apesar de o CLUBE C ser em termos absolutos aquele que teve mais oportunidades de marcar golos através de grandes penalidades assinaladas a seu favor (42 no total), só 16 desses penaltis foram assinalados ainda com o jogo empatado, enquanto que o CLUBE B usufruiu de 18 penaltis assinaladas a seu favor ainda com o jogo empatado, ou seja no que toca a aqueles penaltis que permitem desbloquear os resultados, o CLUBE B foi o clube mais bafejado pela sorte, pois mais de metade do 35 penaltis assinalados a seu favor, foram assinaladaos ainda com o jogo empatado. Estes são penaltis que foram assinalados mesmo quando faziam falta, são os penaltis que ajudam a vencer jogos, pois o golo que permite a vantagem no marcador é o mais difícil de obter para qualquer equipa de futebol.
Será que o CLUBE B que usufrui de 18 penaltis assinalados a seu favor num mpmento em que o jogo se encontrava empatado, conseguiu conquistar nestas 4 épocas mais pontos que o CLUBE A que só usufruiu de 8 penaltis assinalados a seu favor ainda com o jogo empatado? Pelo menos teve oportunidade de conquistar mais 20 pontos que o rival, pois essa diferença de 10 penaltis permite acrescentar mais 2 pontos em cada um desses penaltis que usufruiu enquanto que rival tem de marcar os seus golos por si só sem a usufruir da oportunidade de se adiantar no marcador através de um penalti.

Todos sabemos que nas últimas 4 épocas o Benfica foi Tetracampeão, e que quanto mais penalti são assinalados a favor mais facil será a obtenção de resultados desportivos. Todos concordamos que é sempre mais fácil de conseguir ser campeão usufruindo de 42 penaltis favoráveis (16 deles assinalados com o jogo empatado) ou usufruindo de 35 penaltis favoráveis (18 deles assinalados com o jogo empatado) do que usufruindo de 29 penaltis (com apenas 8 deles assinalados ainda com o jogo empatado)..

Gostaria de saber a tua resposta em relação ao CLUBE C (aquele que usufrui de mais penaltis assinalados a seu favor nas últimas 4 épocas). Na tua opinião:
Será o CLUBE C, o Sporting, o Benfica ou F. C. Porto?
Será o CLUBE B, o Sporting, o Benfica ou F. C. Porto?
Será o CLUBE A, o Sporting, o Benfica ou F. C. Porto?


Uma pequena ajuda para quem não sabe se o seu clube é o CLUBE A, CLUBE B ou CLUBE C, pode ver a comparação dos penaltis que foi publicado aqui no dia 28 Abril ainda algumas jornadas antes do fim do campeonato 2016/17.

3 comentários:

Viriato de Viseu disse...

Excelente trabalho!!!

Pinheirinho disse...

CLUBE C, o F. C. Porto
CLUBE B, o Sporting
CLUBE A, o Benfica

Jorge B. disse...

Isso a favor, e contra?