quarta-feira, 30 de julho de 2025

Basta ver o quadro comparativo de golos marcados e penáltis usufruídos para sabermos o nível de viciação na Liga Portuguesa

Em média é necessário fazer 4 remates dentro da área enquadrados com a baliza para marcar 1 golo.

Sendo o futebol, um jogo de probabilidades, é certo que num único jogo poderá uma equipa fazer 10 remates a baliza e perder contra outra que só fez 4 remates, mas quando agregamos mais de 100 jogos, a equipa que fez 1.000 remates (100*10) vencerá mais vezes do que a que fez apenas 400 remates nesses 100 jogos. É por isso que em 10 campeonatos de 34 jornadas (340 jogos), pelo nº de golos marcados tendemos a conseguir identificar facilmente as equipas mais fortes, pois as melhores equipas tendem a marcar mais golos que as demais. E como para ser candidato ao titulo há que marcar muitos golos, logo é obrigatório chegar muitas mais vezes a área do que os rivais, desse modo é expetável que obriguem os seus adversários a cometer muitos penáltis, é por essa razão que em Portugal como em todo o mundo, esperamos encontrar sempre uma correlação entre a capacidade das equipas em marcar golos e a quantidade de penáltis que conseguem. Se virmos o que aconteceu por essa Europa fora, foi:

  • Nesta última década em França, o PSG é a equipa que marcou mais golos, consequentemente também foi a que usufruiu de mais penáltis. Em condições arbitrais normais é isso que ocorre. É óbvio que também foi a que teve mais sucesso desportivo.
  • Nesta última década em Inglaterra, o Manchester City é a equipa que marcou mais golos, consequentemente também foi a que usufruiu de mais penáltis. Em condições arbitrais normais é isso que ocorre. É óbvio que também foi a que teve mais sucesso desportivo.
  • Nesta última década na Alemanha, o Bayern Munique é a equipa que marcou mais golos, consequentemente também foi a que usufruiu de mais penáltis. Em condições arbitrais normais é isso que ocorre. É assim por todas as Ligas em que não há uma viciação arbitral tão vincada como na Liga da VARgonha. Só em Portugal é que ocorre o insólito caso da Benfica ser a equipa que marca mais golos, mas são o Sporting e o FCP as equipas que usufruíram de mais penáltis. Tu queres ver que os golos do Benfica são todos marcados de fora de área? Quantos Isais jogaram no Benfica na última década, quantos extraordinários rematadores de longe houve?
  • Em Portugal, o Benfica é a equipa que marca mais golos, o Sporting foi a equipa que usufruiu de mais penáltis e como todos sabemos, as equipas que obtém sucesso desportivo são as que dominam a sua Liga, as que beneficiam de penáltis do que todos os outros candidatos. É evidente que as condições arbitrais na Liga Portuguesa não são normais, nunca poderiam ter sido assinalados mais penáltis favoráveis ao Sporting do que ao Benfica nos últimos 10 campeonatos, pois, os plantéis apresentados pelo Benfica nesse período revelaram-se bastante superiores aos apresentados pelo Sporting, qualquer equipa para conseguir marcar só por si mis 102 golos que o rival tem de chegar muitas mais vezes a área adversária que esse rival, tem de ocorrer mais infrações na área do que ocorre nos jogos do rival.
Aqui está o quadro resumo da última década, onde se constata que sem o efeito dos penáltis, o Benfica teve a capacidade de marcar mais 102 golos do que o Sporting e que só o facto de os árbitros terem concedido ao Sporting uma vantagem de 22 penáltis sobre o Benfica, permitiu que o Sporting tenha marcado 724 golos e o Benfica 804, ou seja a diferença de 102 golos marcados foi substancialmente reduzida para 80 golos. Quando agregamos dados de 10 épocas, todos os candidatos deveriam obter em média 1 penálti a cada 8 golos marcados, é inaceitável que seja concedido ao Sporting 1 penálti a cada 7 golos que consegue marcar, enquanto em média o Benfica necessita marcar 10 golos para lhe ser assinalado 1 penálti favorável!


O Benfica só poderá aspirar a títulos quando conseguir condições arbitrais equiparáveis ao Sporting ou FCP! Benfica não pode continuar a usufruir de 1 penálti a cada 10 golos como o Braga, enquanto o Sporting e o FCP estão a usufruir de 1 penálti a cada 7 golos marcados! Os responsáveis pela arbitragem tem de corrigir esta evidente desigualdade competitiva em Portugal!


Portugal é o única Liga, em que a equipa mais dominadora, a que marca claramente mais golos (Benfica marcou 804 golos, enquanto FCP marcou 729 e o Sporting marcou 724 golos), não é nem a que teve mais penáltis, nem sequer é a 2ª equipa com mais penáltis na Liga Portuguesa.
É inadmissível, encontrarmos uma diferença de 22 penáltis entre o Sporting e o Benfica! Com essa enorme diferença de penáltis, o Conselho de Arbitragem está claramente a desvirtuar a luta pelo titulo em Portugal, pois o Benfica tem sido colocado em clara desvantagem arbitral em relação ao Sporting ou FCP. É por isso, que vemos que o Taremi nas 4 épocas de FCP, marcou 91 golos (53 golos só por si mais 38 golos de penaltis) e o Gyokeres em 2 épocas no Sporting marcou 97 golos (58 só por si e 39 golos de penálti). Já o avançado com mais sucesso no Benfica nesse período, o Jonas no Benfica marcou 137 golos (115 golos só por si e 22 de penálti). É uma grande diferença, usufruir de 22 golos de penáltis em 5 épocas para 39 golos de penáltis em 2 épocas. É óbvio que as condições arbitrais com que um avançado Sportinguista ou Portista usufruíram são incomparavelmente superiores as concedidas ao avançado Benfiquista.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

5 Violinos, logo no jogo de apresentação aos adeptos, aos 7 minutos foi concedido o penálti da ordem, Vitória garantida! Viva!

E viva os 5 Violinos! Quem não queria ter os 5 Violinos que o Sporting tem na atualidade! 

Parabéns ao Varandas, pelo que conseguiu. Anteriormente já tivemos em Portugal o BANDO DOS 5. Com o BANDO DOS 5 que entre 2008/09 e 2019/20 controlaram 19 dos 24 classicos FCP-Benfica, garantiu-se muitos troféus para o FCP no tempo do Pinto da Costa, atualmente já estamos na era dos 5 VIOLINOS a decidirem quem será campeão (o Sporting roubou o lugar ao FCP, que neste momento recente-se muito da retirada do quadro de árbitros do Pedro Proença, Jorge Sousa, Artur Soares Dias, Carlos Xistra e Olegário Benquerença). Meus amigos os dados estatísticos publicados neste blog demonstram que com 5 árbitros alinhados num objetivo conseguimos determinar quem será campeão, ou bi-campeão caso não tenhamos o pudor de nomear 2 deles para controlar uns extraordinários 11 dos 34 jogos da equipa que queremos fazer campeão! Nas últimas 2 épocas, o Sporting teve 2 árbitros a apitar 11 jogos de cada uma dessas épocas, 11 jogos no mesmo campeonato é coisa nunca antes vista para o Benfica ou para o Sporting, o que prova que a era dos 5 VIOLINOS tenderá a ser ainda pior do que a do BANDO DOS 5.

O ano passado, o arbitro escolhido para garantir o troféu os 5 Violinos, foi o Fábio Veríssimo (garantiu o sucesso pretendido, Sporting 2 - Sevilha 1), pelos bons resultados conseguidos em defesa dos interesses desportivos do Sporting durante essa temporada, ao garantir a derrota do Benfica nos 2 jogos do clube para o campeonato que dirigiu em 2024/25, foi premiado com a nomeação para controlar uns extraordinários 6 jogos do Sporting de forma a garantir a festa do bi-campeonato (foi ele o nomeado para a 34ª jornada garantir/participar na festa em Alvalade e sem surpresa conseguiu mais uma vez o objetivo). Nós aqui no blog, denunciámos em 27/05/2025 a nossa estranheza, para o facto de após a saída do Ruben Amorim, o Sporting ter passado um sequência de 22 jogos sem conseguir 2 vitórias seguidas nos 90 minutos regulamentares, sendo que nesse período em que o Sporting estava com muitas dificuldades, a 1ª vitória garantida num jogo arbitrado pelo Fábio Veríssimo, a 2º vitória também foi num jogo controlado pelo Fábio Veríssimo, a 3º vitória foi num jogo controlado pelo António Nobre que também controlou a 6ª e última vitória nessa sequência de 22 jogos, a 4ª vitória desse período foi num jogo controlado pelo Luís Godinho. Nós aqui no Blog já tínhamos identificado os 5 violinos da atualidade do Sporting (Fábio Veríssimo, Luis Godinho, Tiago Martins, António Nobre e Nuno Almeida), foram os árbitros utilizados para a grande maioria dos jogos do Sporting de forma a garantir o seu Bi-campeonato. Com os 5 violinos o Sporting obterá sucesso desportivo, mesmo tendo muitos jogadores lesionados.

Basta ver este quadro acima do Sporting 2024/25 após saída do Ruben Amorim, para percebermos que controlando/utilizando os 5 Violinos podemos determinar quem será campeão! O Sporting mesmo numa altura em que teve muitos jogadores lesionados, foi conseguindo vitórias nos jogos com os 5 Violinos!

Na época passada desde o jogo do troféu de apresentação o arbitro preferencial para o Sporting era o Fábio Veríssimo, por isso nesta temporada 2025/25 tínhamos na última publicação estranhado pelo facto do Conselho de Arbitragem liderada pelo Luciano Gonçalves não ter dado o 1º jogo do Sporting ao campeão Fábio Veríssimo, curiosamente foi nomeado o Ricardo Baixinho e o Sporting perdeu por 2-0 com o Celtic, em 18/07/2025, qual não é a nossa surpresa ao constatarmos que foi concedido logo de seguida nova oportunidade ao Ricardo Baixinho para provar que sabe como garantir as vitórias do Sporting, agora no dia 25/07/2025 para o jogo de atribuição do troféu 5 violinos. E Ricardo Baixinho não se fez rogado, assinalando mais um daqueles penáltis que fizeram com que o Gyokeres tenha marcado 39 golos de penáltis em apenas 2 temporadas envergando a camisola do Sporting. Marcar 39 golos de penáltis antes sequer de chegar a uma centena de golos é obra, deve ser um record mundial para qualquer PL, só para termos noção do ridículo, o Messi esteve 16 épocas num enorme Barcelona que encurralava todos os adversários no seu terço defensivo, mesmo tendo conseguido marcar uns incríveis 590 golos só 82 foram de penáltis, ou seja só por si sem penáltis marcou 508 golos, quando o Gyokeres que só por si sem penáltis marcou 58 golos, usufrui de 39 golos de penáltis. 

Será que tendo o Nuno Almeida se reformado estão a preparar o Ricardo Baixinho para ser o 5º violino?

Afinal Ricardo Baixinho, que apitou o Sporting em 18/07/2025 voltou a ser nomeado em 25/07/2025 e logo aos 7 minutos concedeu ao Sporting o penálti habitual, garantindo-se assim o 1-0 final pretendido! Rica homenagem aos 5 violinos! O Sporting começa esta temporada como acabou as 2 últimas!

Afinal há outro para converter os penáltis. O Gyokeres não é um dos 5 violinos, esses é que não podem sair da Liga Portuguesa, o Gyokeres pode ir embora, o Sporting contratando Luis Suárez, Franjo Ivanovic, ou qualquer outro PL que chegue a Portugal ao lhe ser concedido 39 golos de penáltis nas próximas 2 temporadas, garantirá muitos troféus em Portugal. Com os 5 violinos a controlarem o campeonato, o Sporting nem com 5 ou 6 jogadores lesionados durante mais de 1/2 época tem condições para ser campeão, no ano passado mesmo depois de 22 jogos sem 2 vitórias seguidas. bastaram 6 penáltis em 6 jogos para a equipa conseguir se endireitar com 6 vitórias seguidas. Hoje o Frederico autorizou o Gyokeres dos 39 golos de penáltis, o herói do Bi-campeonato a sair para o Arsenal, agora é o Huljmand o marcador dos penáltis, 20 golos por época estão garantidos, daqui a 2 temporadas, o Varandas vai conseguir uma venda record para um Medio Defensivo goleador como nunca houve em Portugal.

Nota: Luis Suárez ou Franjo Ivanovic, aquele que usufruir de 39 golos de penáltis nas próximas 2 épocas, conquistará pelo menos os mesmos 3 troféus que possibilitaram ao Gyokeres conquistar. 

sexta-feira, 18 de julho de 2025

O Sporting perdeu o 1º jogo da temporada! Alguém se esqueceu de nomear mais uma vez, o Fábio Veríssimo! Sem, 1 dos 5 violinos fica difícil vencer!

Depois de no ano passado, Fábio Veríssimo ter garantido a vitória do Sporting no 1º jogo da temporada (Sporting 2 - Sevilha 1), para a época 2025/26, desta vez o arbitro nomeado (Ricardo Baixinho) não conseguiu o mesmo objetivo, o Sporting perdeu 0-2 com o Celtic no jogo de apresentação para a atual temporada. Bata ver o histórico dos jogos do Sporting arbitrados pelo Fábio Veríssimo para sabermos que o clube praticamente só teve vitórias, nos últimos jogos, o Sporting só perdeu jogo, mas somente já no prolongamento. É obra, tendo enfrentado nesses 14 jogos, o Benfica por 2 vezes, o F. C. Porto, o Sevilha, o V. Guimarães, etc, sendo que 7 desses jogos foram fora de Alvalade, ou seja, as vitórias não seria tão certas como efetivamente vieram a ocorrer sucessivamente! Isto é, Fábio Verdíssimo!

 

Que o Fábio Veríssimo, foi o talismã do mais recente bi-campeonato do Sporting ninguém tem dúvidas, pois nestas 2 últimas épocas, além de ter conseguido garantido a vitória do Sporting sobre o Benfica na 1/2 final da taça de Portugal 2023/24 ao anular o golo do Di Maria, conseguiu a proeza de ter garantido 7 vitória e 1 empate nos 8 jogos do Sporting  que dirigiu para o campeonato neste período, quando ao Benfica que lutou taco a taco com o Sporting pelo titulo nesta últimas 2 épocas, apenas permitiu 1 vitória nos 4 jogos do clube que apitou para o campeonato. Fábio Veríssimo conseguiu mesmo a proeza de ter estado em 2 derrotas do Benfica nos 2 jogos do clube que dirigiu em 2024/25. Para que se possa comparar o histórico recente de Fábio Veríssimo com o Sporting comparativamente ao dos jogos do Benfica que apitou nas últimas 2 épocas, podemos ver de seguida os jogos do Benfica qua apitou.

Não há duvidas sobre qual destas 2 equipas parte em vantagem, com a nomeação do Fábio Veríssimo!

Em 2024/25, o nomeado para o jogo de apresentação do Sporting aos adeptos, foi o Fábio Verissimo, garantiu a vitória do Sporting por 2-1 contra o Sevilha, depois quando o Ruben Amorim saiu do Sporting a meio da temporada e o Sporting já ia em 4 derrotas seguidas, decidiram que era altura de recorrerem aos préstimos do Fábio Veríssimo de forma a que o Sporting não descambasse de vez, lá conseguiu garantir uma vitória do Sporting por 3-2 contra o Boavista. Como na jornada seguinte, o Sporting voltou a empatar agora com o Gil Vicente deixando-se ultrapassar na liderança pelo Benfica, então a solução foi voltar novamente a se socorrerem do Fábio Veríssimo de forma que este garantisse que o Sporting regressaria a liderança, ao vencer o Derby da 16ª jornada por 1-0, ou seja, Fábio Veríssimo esteve na 1ª e 2ª vitorias do Sporting pós Ruben Amorim. O Sporting continuava muito titubeante pois na jornada seguinte, voltou a empatar agora em Guimarães. O Sporting pós Ruben Amorim passou 22 jogos sem conseguir ganhar 2 seguidos, só ia vencendo os jogos arbitrados pelos Violinos (Fábio Veríssimo, Luis Godinho e António Nobre), até que finalmente chegou a um período em que lhe foi concedido 6 penáltis em 6 jogos, conseguindo assim encarrilar 6 vitórias seguidas, preparando-se assim para assumir a liderança em igualdade pontual na 29ª jornada, quando António Nobre decidiu inventar que o Otamendi utilizou o nariz para derrubar o atacante do Arouca, concedendo-lhes um penálti que obrigou o Benfica a perder 2 pontos.

Ricardo Baixinho que tinha sido o 4º classificado de 2023/24, foi o 22º classificado da época 2024/25! Mesmo sendo 0 4º classificado de 2023/24 em 2024/25 só lhe concederam 1 jogo do Sporting para o campeonato, quando se viram com a necessidade de dar uns extraordinários 6 jogos do Sporting, para serem controlados pelo Fábio Veríssimo, pois até 34ª e última jornada, a presença deste arbitro no jogo de atribuição do campeão teve muita importãncia em defesa dos interesses desportivos do Sporting.