quinta-feira, 22 de março de 2018

As últimas 19 nomeações para os clássicos Benfica-F. C. Porto

Já só faltam 2 jornadas para a nomeação do arbitro para o grande Clássico Nacional, um confronto que apaixona os adeptos de futebol em Portugal, entre as 2 únicas equipas que repartiram entre si os títulos de campeão nas últimas 10 temporadas em análise aqui neste blog no que toca a arbitragem.

Como quem acompanha o futebol português sabe, nos últimos 10 campeonatos (desde 2008/09 até a 27ª jornada da  época 2017/18 foram disputados 309 jogos), no total o Benfica conquistou 741 pontos e o F. C. Porto conquistou 737 pontos, ou seja, as duas equipas conquistam em média aproximadamente cerca de 80% dos pontos disputados no campeonato nacional. Esse é o rendimento médio dos clubes, mas como será o rendimento com cada arbitro nomeado para o clássico?

Como é óbvio, sendo 80% o rendimento médio de um clube em 309 jogos, este é um desempenho médio desse clube nestas últimas 10 épocas, independentemente do arbitro em concreto que é nomeado. Apesar de serem 2 clubes com um rendimento médio muito semelhante e por conseguinte também constatarmos que, não existe uma diferença grande no rendimento dos 2 clubes, com a esmagadora maioria dos árbitros (casos em que a diferença no rendimento médio dos 2 clubes nas últimas 10 épocas é inferior a 10% e em que podemos considerar o arbitro equidistante, imparcial mesmo), mas ainda existem alguns árbitros com os quais, o F. C. Porto obteve um rendimento muito superior ao do Benfica ou vice-versa (árbitros claramente tendenciosos, com os quais existe uma diferença de 2 digitos no rendimento médio das duas equipas). Não é estatisticamente justo comparar o rendimento médio do clube com arbitros que dirigiram poucos jogos desse clube, por isso vamos concentrar a nossa análise naqueles que arbitraram pelo menos 10 jogos do Benfica e 10 do F. C. Porto nas últimas 10 épocas.
Entre todos os árbitros que dirigiram 10 ou mais jogos de cada um dos clubes (Benfica e F. C. Porto) nos últimos 10 campeonatos, com os quais uma das equipas obteve um rendimento muito superior ao seu rival direto (> ou = 10% de diferença), felizmente só encontramos 7 árbitros:

  1. Pedro Proença é o que revela maior tendência diferenciadora entre as 2 equipas candidatas ao titulo. Arbitro com o qual em 16 jogos, o F. C. Porto obteve um rendimento médio de 71% dos pontos e o Benfica obteve um rendimento médio de 44% nos 13 jogos do clube por ele dirigidos nos últimos 10 campeonatos. Nos jogos arbitrados pelo Pedro Proenca existiu uma diferença de 27% no rendimento médio dos 2 clubes, ou seja, se tivesse sido, Pedro Proença o arbitro nomeado, para os 309 jogos realizadas por Benfica e F. C. Porto, nas últimas 10 épocas, teriámos tido uma diferença pontual favorável ao F. C. Porto de 253 pontos! Pois, o F. C. Porto com 71% dos pontos conquistaria 657 pontos e o Benfica com 44% conquistaria 404 pontos! Inacreditavel, como alguém pode acreditar ou tentar nos fazer crer que pretendia nomear um elemento equidistante entre as duas equipas, ao nomear o Pedro Proença!
  2. Rui Costa, é o 2º arbitro com o qual a diferença pontual entre o Benfica e F. C. Porto é maior no agregado dos últimos 10 campeonatos. Com a arbitragem do Rui Costa, em 17 jogos o Benfica conquistou 90% dos pontos disputados enquanto em 12 jogos, o F. C. Porto só conseguiu arrecadar 64% dos pontos disputados com este arbitro. Nos jogos arbitrados pelo Rui Costa existiu uma diferença de 26% no rendimento médio dos 2 clubes, ou seja, se tivesse sido, Rui Costa o arbitro nomeado para os 309 jogos realizadas por Benfica e F. C. Porto, nas últimas 10 épocas, teriámos tido uma diferença pontual favorável ao Benfica de 244 pontos! Pois, o Benfica com 90% dos pontos conquistaria 836 pontos e o F. C. Porto com 64% conquistaria 592 pontos! Inacreditavel, como alguém pode acreditar ou tentar nos fazer crer que pretendia nomear um elemento equidistante entre as duas equipas, ao nomear o Rui Costa!
  3. João Capela, é o 3º arbitro com o qual a diferença pontual entre o Benfica e F. C. Porto é maior no agregado dos últimos 10 campeonatos. Com a arbitragem do João Capela, em 13 jogos o Benfica conquistou 95% dos pontos disputados enquanto em 15 jogos, o F. C. Porto só conseguiu arrecadar 71% dos pontos disputados com este arbitro. Nos jogos arbitrados pelo João Capela existiu uma diferença de 24% no rendimento médio dos 2 clubes, ou seja, se tivesse sido, João Capela o arbitro nomeado, para os 309 jogos realizadas por Benfica e F. C. Porto, nas últimas 10 épocas, teriámos tido uma diferença pontual favorável ao Benfica de 220 pontos! Pois, o Benfica com 95% dos pontos conquistaria 879 pontos e o F. C. Porto com 71% conquistaria 659 pontos! Inacreditavel, como alguém pode acreditar ou tentar nos fazer crer que pretendia nomear um elemento equidistante entre as duas equipas, ao nomear o João Capela!
  4. Jorge Sousa, é o 4º arbitro com o qual a diferença pontual entre o F. C. Porto e Benfica é maior no agregado dos últimos 10 campeonatos. Com a arbitragem do Jorge Sousa, em 20 jogos o F. C. Porto conquistou 75% dos pontos disputados enquanto em 23 jogos, o Benfica só conseguiu arrecadar 58% dos pontos disputados com este arbitro. Nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa existiu uma diferença de 17% no rendimento médio dos 2 clubes, ou seja, se tivesse sido, Jorge Sousa o arbitro nomeado, para os 309 jogos realizadas por Benfica e F. C. Porto, nas últimas 10 épocas, teriámos tido uma diferença pontual favorável ao F. C. Porto de 158 pontos! Pois, o F. C. Porto com 75% dos pontos conquistaria 695 pontos e o Benfica com 58% conquistaria 537 pontos! Inacreditavel, como alguém pode acreditar ou tentar nos fazer crer que pretendia nomear um elemento equidistante entre as duas equipas, ao nomear o Jorge Sousa!
  5. Carlos Xistra, é o 5º arbitro com o qual a diferença pontual entre o F. C. Porto e Benfica é maior no agregado dos últimos 10 campeonatos. Com a arbitragem do Carlos Xistra, em 25 jogos o F. C. Porto conquistou 83% dos pontos disputados enquanto em 17 jogos, o Benfica só conseguiu arrecadar 71% dos pontos disputados com este arbitro. Nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra existiu uma diferença de 12% no rendimento médio dos 2 clubes, ou seja, se tivesse sido, Carlos Xistra o arbitro nomeado, para os 309 jogos realizadas por Benfica e F. C. Porto, nas últimas 10 épocas, teriámos tido uma diferença pontual favorável ao F. C. Porto de 112 pontos! Pois, o F. C. Porto com 83% dos pontos conquistaria 766 pontos e o Benfica com 71% conquistaria 654 pontos! Inacreditavel, como alguém pode acreditar ou tentar nos fazer crer que pretendia nomear um elemento equidistante entre as duas equipas, ao nomear o Carlos Xistra!
  6. Marco Ferreira, é o 6º arbitro com o qual a diferença pontual entre o F. C. Porto e Benfica é maior no agregado dos últimos 10 campeonatos. Com a arbitragem do Marco Ferreira, em 11 jogos o F. C. Porto conquistou 88% dos pontos disputados enquanto em 13 jogos, o Benfica só conseguiu arrecadar 77% dos pontos disputados com este arbitro. Nos jogos arbitrados pelo Marco Ferreira existiu uma diferença de 11% no rendimento médio dos 2 clubes, ou seja, se tivesse sido, Marco Ferreira o arbitro nomeado, para os 309 jogos realizadas por Benfica e F. C. Porto, nas últimas 10 épocas, teriámos tido uma diferença pontual favorável ao F. C. Porto de 102 pontos! Pois, o F. C. Porto com 88% dos pontos conquistaria 815 pontos e o Benfica com 77% conquistaria 713 pontos! Inacreditavel, como alguém pode acreditar ou tentar nos fazer crer que pretendia nomear um elemento equidistante entre as duas equipas, ao nomear o Marco Ferreira! 
  7. Artur Soares Dias, é o 7º arbitro com o qual a diferença pontual entre o F. C. Porto e Benfica é maior no agregado dos últimos 10 campeonatos. Com a arbitragem do Artur Soares Dias, em 21 jogos o F. C. Porto conquistou 78% dos pontos disputados enquanto em 25 jogos, o Benfica só conseguiu arrecadar 68% dos pontos disputados com este arbitro. Nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias existiu uma diferença de 10% no rendimento médio dos 2 clubes, ou seja, se tivesse sido, Artur Soares Dias o arbitro nomeado, para os 309 jogos realizadas por Benfica e F. C. Porto, nas últimas 10 épocas, teriámos tido uma diferença pontual favorável ao F. C. Porto de 91 pontos! Pois, o F. C. Porto com 78% dos pontos conquistaria 721 pontos e o Benfica com 68% conquistaria 630 pontos! Inacreditavel, como alguém pode acreditar ou tentar nos fazer crer que pretendia nomear um elemento equidistante entre as duas equipas, ao nomear o Artur Soares Dias!
Curiosamente, para os 19 clássicos das últimas 10 épocas, o Jorge Sousa foi nomeado por 5 vezes, o Artur Soares Dias foi nomeado por 4 vezes e o Pedro Proença também foi nomeado por 4 vezes, coitado do Benfica! Até parece que tem sido escolhido sistematicame o arbitro que garante a maior diferença no rendimento pontual médio dos 2 clubes. Se fosse possível, ainda iriámos ter novamente o Pedro Proença, aparentemente seria o que daria mais garantia ao C.A. de atingir os objetivos pretendidos, pelo menos é o que se conclui desta sequência de nomeados para o clássico nas últimas 10 épocas. Inacreditável sequência de arbitros claramente favoráveis ao F. C. Porto!

Nas últimas 10 épocas, estes são os únicos 7 árbitros que conseguiram criar uma diferença superior a 10% entre o rendimento médio do Benfica e do F. C. Porto, por essa razão justificadamente são os árbitros que nunca deveriam ser nomeados para mais do que 1 vez para arbitrar este clássico, pois a sua tendência arbitral seria sempre demasiado evidente aos olhos de qualquer adepto após 2 ou 3 clássicos. Ninguém acredita que com qualquer um desses 7 árbitros acima elencados não fosse demasiado fácil determinar qual é o clube que ficaria mais satisfeito com a sua nomeação para dirigir o próximo Benfica - F. C. Porto. A bem da verdade e da equidistância arbitral no futebol, felizmente destes 7 árbitros mais diferenciadores, já só estão em atividade 5. Desses 5 alguém ficaria surpreso se afirmarmos aqui neste blog, que a nomeação para o próximo clássico da 30ª jornada, do Rui Costa ou João Capela seria uma nomeação favorável aos interesses do Benfica e a nomeação do Jorge Sousa, Carlos Xistra ou Artur Soares Dias seria uma nomeação favorável aos interesses do F. C. Porto. Toda a gente sabe issso, os números não enganam! Só o C.A. finge não saber, ...mas sabe! Muitos afirmam que os dados estatísticos não são tidos em conta pelo C.A. e que o que conta para que possam ser nomeados é somente a classificação final dos árbitros no par de anos anteriores.

Mesmo levando em consideração que aos olhos do Conselho de Arbitragem, os 7 melhores arbitros da época 2016/17 foram por esta ordem: Jorge Sousa, Artur Soares Dias, Carlos Xistra, Bruno Paixão, Nuno Almeida, Hugo Miguel e Fábio Veríssimo, sendo que anteriormente os melhores 7 melhores da época 2015/16 foram por esta ordem: Artur Soares Dias, João Capela, Nuno Almeida, Tiago Martins, Jorge Ferreira, João Pinheiro e Fábio Veríssimo. Como é expectável, o nomeado para o grande clássico só pode ser um dos árbitros acima referidos como tendo sido os que obtiveram uma das melhores classificações nestas últimas 2 épocas (excluíndo o Jorge Ferreira que já não está em atividade). Como existem 3 árbitros que repetem a presença nos 7 primeiros classificados das últimas 2 épocas, que são o Artur Soares Dias, o Nuno Almeida e o Fábio Veríssimo, (partimos do princípio que são estes 3 árbitros aqueles que tiveram os melhores desempenhos médios nas últimas 2 épocas, aos olhos do Conselho de Arbitragem). Logo respeitando essa avaliação, são os 3 que estão mais próximos de ser aquele que será nomeado para dirigir o próximo Benfica - F. C. Porto, isso se o CA se reger essencialmente por aquilo que classifica como desempenho meritório de cada arbitro. Da nossa parte, mesmo tendo sido avaliados numa das 7 primeiras posições nas últimas 2 épocas, desaconselharíamos a nomeação de: João Capela, Bruno Paixão, Jorge Sousa, Carlos Xistra e Artur Soares Dias por já terem um histórico de jogo suficientemente grande para que todos nos apercebermos que existe uma tendência arbitral, reflexo dos números médios obtidos nos jogos que arbitram destes 2 clubes rivais. Não devia ser o arbitro a fazer a diferença entre 2 clubes que apresentam um rendimento global médio tão semelhante em 10 anos.

Em seguida, o quadro com os árbitros nomeados nos últimos 10 campeonatos para o clássico, em que se identifica a diferença no rendimento médio do F. C. Porto e do Benfica em 10 épocas.
Legenda: A amarelo torrado estão os árbitros que não pertencem a A. F. Lisboa ou Porto e também com os quais o rendimento médio dos 2 clubes tem sido muito semelhante (arbitro neutral em que a diferença no rendimento médio dos 2 clubes é inferior a 10%), a azul estão os árbitros com os quais o rendimento médio do F. C. Porto tem sido muito superior ao do Benfica e a vermelho, o único arbitro nomeado para clássicos, com o qual o rendimento médio do Benfica foi muito superior ao do F. C. Porto nas últimas 10 épocas. Quanto a associação a que pertence o arbitro, está a vermelho, quando pertence a Lisboa e a azul quando pertence a A. F. Porto. Só ocorreram 2 nomeações que se podem considerar neutrais no que toca a Associação a que pertence o arbitro (Leiria e Castelo Branco). Só por 2 vezes foi nomeado um arbitro que não pertence a nenhuma das duas Associações de futebol interessadas em ajudar o clube da sua Associação a se sagrar campeão nacional (Benfica ou F. C. Porto). Ao olhar para o quadro, salta a vista, os 9 casos em que um arbitro está a azul por ter criado nestas últimas 10 épocas uma diferença entre os 2 clubes superior a 10% e também está a azul a Associação a que pertence (por ser da A. F. Porto), ou seja, foram 9 nomeações em que se verifica uma dupla vantagem para o F. C. Porto, para um jogo em que disputa os pontos com o seu rival direto ao título, Benfica que pertence a A. F. de Lisboa. Incrível, 9 em 19! Ainda pode vir a ser pior, ou seja 10 em 20, metade dos jogos arbitrados por arbitros que garantem uma grande diferença entre as 2 equipas! Só nas últimas 5 épocas, foram 7 nomeações, em que é evidente essa dupla vantagem do F. C. Porto! Nas 5 últimas épocas aliás, só por uma vez não foi um arbitro da A. F. Porto, o nomeado!

Não é comprensível como é que, havendo diversos outros árbitros, com muitos jogos realizados do Benfica e do F. C. Porto, com os quais não existe uma grande diferença no rendimento médio dos 2 clubes, mesmo assim, constatamos que para os últimos 19 clássicos entre Benfica e F. C. Porto, apenas por 3 vezes foram nomeados, árbitros com os quais não existe uma diferença superior a 2 digitos no rendimento médio das 2 equipas. Isto é algo incomprenssível, quando estamos a falar de 2 equipas com um rendimento médio geral muito semelhante nas últimas 10 épocas (309 jornadas) e mesmo assim, apenas por 3 vezes foram nomeados para o clássico, árbitros que garantiam equidistância no rendimento pontual médio das duas equipas com eles a arbitrar!

Só o Conselho de Arbitragem pode explicar o porquê de em 19 clássicos terem sido nomeados por 15 vezes arbitros declaradamente favoráveis ao F. C. Porto e apenas por uma única vez um arbitro com o qual o Benfica obtem um rendimento claramente superior ao do F. C. Porto (atenção essa única nomeação que se pode considerar favorável ao Benfica com base no rendimento estatístico foi num jogo que ocorre depois de já estar matematicamente definido o campeão dessa época).
Porque tem existindo uma vantagem tão acentuada ao F. C. Porto nas nomeações para o clássico nas últimas 10 épocas.

O histórico é muito importante para compreendermos os objetivos que estão por trás das nomeações.
Nas últimas 10 épocas, já se disputaram 19 clássicos Benfica - F. C. Porto e só falta saber qual será o arbitro nomeado para este 20º confronto direto, jogo que mais uma vez, bastante importante para a definição do campeão nacional. Quando vemos os anteriores nomeados, para nosso espanto, só por uma única vez, encontramos um arbitro nomeado para o clássico, com o qual o Benfica tenha um rendimento médio claramente superior ao do F. C. Porto, que foi o Rui Costa na 30ª e última jornada da época 2014/15. Mas atenção que, esse jogo já não contava verdadeiramente para atribuição do título, uma vez que o Benfica já se tinha sagrado campeão nacional matemáticamente, tendo realizado a festa do título na 29ª jornada.
A realdidade desta sequência de nomeações é um absurdo, estatisticamente é incomprensível!

Quem será o arbitro nomeado para o próximo Benfica - F. C. Porto?
Tudo aponta para que não seja o mais favorável ao F. C. Porto em atividade (Jorge Sousa).
Tudo aponta para que não seja o mais favorável ao Benfica em atividade, (João Capela).
Vamos ver se será mesmo escolhido alguém equidistante aos 2 clubes em disputa e também que não pertença a nenhuma das associações (nem a Lisboa nem ao Porto), de modo a que possa não estar demasiado a mercê das pressões dessas 2 grandes massas de adeptos.

2 comentários:

fvbd disse...

optima análise

Nuno Figo disse...

Mais uma excelente análise que explica, com factos, como se tem levado o FCP ao colo nas últimas décadas.

Belo trabalho, meu caro. Uma pena que NINGUÉM, nem um desses trastes que escrevem nos jornais, ou paineleiros da tvs tenham a capacidade, inteligência e coragem para divulgar ao público em geral o que aqui nos mostra.

Continue o bom trabalho, é tudo o que lhe posso pedir.
E... Obrigado!