sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

FIM DA 1ª VOLTA DO CAMPEONATO E AS ESPECTATIVAS

Concluida a 1ª volta do campeonato de 2015/16, vamos agora analisar os números.

Sporting foi o campeão da 1ª volta! Há quantos anos que isto não acontecia? Os louros do sucesso desportivo deste Sporting 2015/16 são atribuidos quase exclussivamente ao trabalho do Jorge Jesus.
Jorge Jesus desde 2011/12 que tem sido sempre o campeão da 1ª volta (é Penta-campeão de inverno)! Até agora perdeu 2 desses campeonatos (por 1 e 6 pontos) e ganhou 2 desses campeonatos (por 6 e 7 pontos), resta saber como será nesta época?

Em 2014/15 Jorge Jesus orientou o Benfica e os 46 pontos que conquistou na 1ª volta da época passada acrescidos aos 39 pontos obtidos na 2ª volta do campeonato permitiram-lhe ser campeão com 3 pontos de vantagem sobre o 2º classificado. Jorge Jesus no actual campeonato conseguiu menos 2 pontos do que conseguiu no Benfica na época passada por esta altura, será que na 2ª volta conquistará também menos do que os 39 pontos conquistados na época passada?

No Sporting, Jorge Jesus aproveitou ao máximo os atletas a sua disposição nos 17 jogos da 1ª volta do campeonato 2015/16 e conquistou mais 8 pontos do que o Sporting conquistou no mesmo periodo da época 2014/15. Como a esmagadora maioria do plantel do Sporting é muito semelhante ao da época anterior e nestes 3 conjuntos de 17 jogos em analise o mínimo que o clube conquistou foram 36 pontos, podemos extrapolar que em princípio no final da época o Sporting atingirá os 80 pontos.
Logo o Benfica e o F. C. Porto na 2ª volta tem obrigatoriamente que fazer mais do que os 40 pontos que conseguiram nesta 1ª volta, para poderem sonhar com o titulo nesta época. Estarão estes 2 clubes em condições de melhorar o seu rendimento pontual na 2ª volta.
                                                       ______________________________________________


Parece agora claro que o campeão 205/16 seguramente conquistará mais de 80 pontos?

Convem ver com atenção os golos marcados e sofridos, pois por vezes só os pontos conquistados não nos dão um ideia realista da capacidade desportiva de uma equipa, por exemplo se o Carlos Xistra e o Artur Soares Dias não têm assinalado nos descontos as grandes penalidades que permitiram o Tondela 1 - Sporting 2 e o S porting 1 - Belenenses 0, estariamos aqui a constatar que nesta 1ª volta o Sporting tinha conquistado 40 pontos tal como os seus rivais e estariamos a concluir que somente com um melhor rendimento pontual na 2ª metade da época seria possível ser campeão.
Analisando os golos, vemos que neste ano e meio a equipa que:

  • apresenta melhor goal average é o Benfica (104 golos enquanto que o F. C. Porto e o Sporting apresenta um saldo de 87 e 67 golos respectivamente) 
  • apresenta melhor ataque é o Benfica (131 golos marcados). F. C. Porto marcou 110 golos e o Sporting 102 golos.
  • apresenta melhor defesa é o F. C. Porto (23 golos sofridos, enquanto que o Benfica e o Sporting consentiram 27 e 35 golos respectivamente).


Quanto aos pontos vemos que no acumulado o Benfica, F. C. Porto e Sporting conquistaram 125, 122 e 120 pontos respectivamente, ou seja, existem apenas 5 pontos a separar estes 3 clubes em 51 jogos. A disputa tem sido renhida, vamos ter uma 2ª volta muito disputada.

Como será a 2ª volta do campeonato e quem será o campeão 2015/16?
Neste momento há 40% de probabilidade de ser o Sporting, 30% de ser o Benfica e 30% de ser o F. C. Porto.
Como atribuirias as % do favoritismo para obter o titulo 2015/16?

1 comentário:

RuiL disse...

O Benfica é o mais sério(em tudo) candidato ao título, isto, se os árbitros não continuarem a colocar o Sport em 1° lugar.
O sporting, olhando para o historial do seu treinador, vai fazer uma 2° volta mais fraca que a 1°(salvo repetição das Influências Arbitrais).
O porto é agora um sério candidato ao título depois de mandarem o Espanhol recambiado.
O BENFICA tem, ao contrário do que se diz, um plantel excelente e ainda com uma grande margem de progressão. O regresso de jogadores lesionados vai criar dor de cabeça ao Rui Vitórias.
Portanto, respondendo, acho que é o BENFICA o mais sério candidato ao título, se as condições forem minimamente normais.