sábado, 5 de dezembro de 2015

ARTUR SOARES DIAS E OS PENALTIS

Artur Soares Dias, sendo destacadamente o arbitro que mais grandes penalidades favoráveis aos candidatos ao titulo assinalou nos últimos 8 campeonatos, demonstrou novamente nesta jornada que é mais facil assinalar uma mão na área de um jogador do Belenenses do que de um jogador do F. C. Porto.

Nas duas imagens, vemos que uma equipa de azul foi justamente penalizada e outra mesmo cometendo uma infração mais evidente não o foi. As faltas assinaldas na área são as decisões arbitrais mais importantes num jogo de futebol e quando os grandes números revelam uma clara tendência de um arbitro nos penaltis assinalados, é um indicio de que a verdade desportiva não está protegido com esse arbitro.

Nesses 2 lances podemos verificar o efeito no jogo que pode ter a coragem de um arbitro em apitar infrações na área independentemente do resultado ou tempo de jogo.
Aqui comprovamos mais uma vez a influência das principais decisões arbitrais (grande penalidade) no rendimento desportivo. Para que conste, nas últimas 8 épocas em media os 4 candidatos ao titulo conquistaram 67% dos pontos nos 699 jogos disputados em que não beneficiaram de nenhum penalti favorável e melhoram o seu rendimento para 82% dos pontos conquistados nos 209 jogos em que um dos 4 beneficiou de um penalti favorável. Por isso não é de admirar que o rendimento do Sporting esta época seja muito elevado, uma vez que o clube soube aproveitar os 6 penaltis favoráveis que usufruiu para diretamente acrescentar mais 6 pontos com influencia arbitral direta.

Nestas últimas 8 épocas, os 7 arbitros que mais penaltis favoráveis assinalaram aos candidatos ao titulo foram:
  • Artur Soares Dias (25) - que assinalou 11 penaltis favoráveis ao Sporting, 6 favorável ao Braga, 4 favorável ao F. C. Porto e 4 favorável ao Benfica. 
  • João Capela (14) - que assinalou 7 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, 3 favoráveis ao Braga, 2 favoráveis ao Benfica e 2 favoráveis ao Sporting.
  • Jorge Sousa (13) - que assinalou 4 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, 4 favoráveis ao Sporting, 3 favoráveis ao Braga e 2 favoráveis ao Benfica.
  • Carlos Xistra (13) - que assinalou 5 penaltis favoráveis ao Braga, 4 favoráveis ao Sporting, 3 favoráveis ao F. C. Porto e 1 penalti favorável ao Benfica.
  • Hugo Miguel (12) - que assinalou 5 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, 4 favoráveis ao Benfica, 3 favoráveis ao Sporting e nenhum penalti favorável ao Braga.
  • Duarte Gomes (12) - que assinalou 5 penaltis favoráveis ao Benfica , 3 favoráveis ao F. C. Porto, 2 favoráveis ao Sporting e 2 favoráveis ao Braga.
  • Pedro Proença (11) - que assinalou 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, 3 favoráveis ao Benfica, 2 favoráveis ao Braga e nenhum penalti favorável ao Sporting.
Neste jogo aparentemente Artur Soares Dias viu as infrações, mas foi impossível apitar. São lances como este que explicam que um dos candidatos tenha beneficiado de 11 penaltis favoráveis e outro de apenas 4.

Sem comentários: