domingo, 22 de novembro de 2015

QUANTOS JOGOS EQUILIBRADOS VENCEU O BENFICA COM O JORGE SOUSA A ARBITRAR?

Informação importante: Na sua carreira Jorge Sousa, arbitrou por 29 vezes o Benfica em todas as competições.
Desses 29 com a arbitragem do Jorge Sousa, quantos foram as partidas equilibradas que o Benfica conseguiu vencer por 1 golo de diferença apenas?
Quero que escrevas mesmo num papel o número vitórias do Benfica pela margem mínima que imaginas ser possível encontrar em 29 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa. 29 jogos é praticamente um campeonato de 30 jornadas dos vários que já assististes nas últimas épocas, por isso consegues imaginar quantas vitórias tangenciais um candidato ao titulo normalmente consegue amealhar.
O.K.escreve!

Se ainda não consegues imaginar quantos jogos equilibrados do Benfica terá Jorge Sousa arbitrado na sua carreira, jogos esses em que o Benfica conseguiu terminar a partida com a vitória por 1 golo de diferença, então não avance ainda para ler o resto deste "post".
Pensa e escreve o número primeiro, O.K.

Apontaste o número no papel, O.K.? 
Se SIM podes continuar a ler este "post", mas se ainda não o fizeste reafirmo não leias o resto sem estimares um número  antes com base na logica dos teus conhecimentos futebolisticos e o apontares no papel para memoria futura. 

Em 29 jogos, normalmente encontraremos diversos jogos equilibrados, por isso caro amigo necessito que raciocines e me digas quantas vitórias pela margem mínima é suposto encontrares em 29 jogos, até porque o Benfica sendo favorito na esmagadora maioria dos jogos em Portugal seguramente não conseguirá vencer por larga margem a esmagadora maioria desses jogos e terá que vencer pela margem mínima diversos jogos.

Já apontaste o número no papel, correcto?
Se sim, avança na leitura.

Como sabem neste blog concentramos a nossa atenção em analisar os dados estatitísticos arbitrais dos jogos do nosso campeonato e temos aqui compilados, respeitando o mesmo critério todos os penaltis e expulsões assinaladados nos últimos 8 campeonatos.
Partindo da curiosidade despertada pelos dados que aqui temos de todos os arbitros nestas 8 épocas, fomos verificar os resultados dos outros jogos do Benfica que o Jorge Sousa arbitrou em todas as competições e desde sempre, de modo a obtermos uma analise estatística mais completa dos números do Jorge Sousa, pois os números estatísticos desse arbitro são verdadeiramente intrigantes.

Podemos verificar que nesses 29 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa:

  • O Benfica marcou 44 golos e sofreu 32 golos! Estes números demonstram que atacou mais que os seus adversários nesses 29 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, o certo é que o Benfica não conseguiu fazer nenhum golo de penalti que alterasse diretamente a pontuação, ou seja incrivelmente não usufruiu de nenhum golo de penalti com o jogo empatado ou num jogo em que estivesse a perder por 1 golo. Já penaltis desfavoráveis permitiram ao F. C. Porto concretizar o golo do empate 1-1 com o Benfica em 2008/09 e o Marítimo vencer o Benfica por 2-1.  Ao todo já assinalou mais penaltis desfavoráveis ao Benfica do que favoráveis, mas na realidade qualque um compeende que seguramente aconteceram muitos mais penalti favoráveis que desfavoráveis nos jogos que dirigiu. Na realidade já aconteceram tantos infrações na área favoráveis ao Benfica que ele fingiu não ter visto. Só para dar os exemplos mais recentes, ontem Luisão sofreu falta na área do Sporting, também esta época contra o Sporting no jogo da supertaça, há um corte com o braço na área do Sporting e o Gaitan foi derrubado na área, no Sporting 1 - Benfica 1 da época passada aos 15 minutos Jonas ao dominar a bola na área é derrubado com uma cabeçada na nuca pelo Paulo Oliveira e no fim quando o Benfica marcou o golo do empate, Jorge Sousa não foi capaz sequer de esconder a sua azia, no jogo 1º jogo da época 2013/14 contra o Marítimo, Lima foi derrubado na área aos 90 minutos, etc.
  • O Benfica dos 29 jogos que Jorge Sousa apitou venceu 8 jogos por 2 ou mais golos de diferença, ou seja em 8 dos jogos a intervenção direta deste arbitro não conseguiu equilibrar o confronto de modo a haver incerteza no vencedor do jogo, pois as diferenças entre as equipas no jogo eram demasiado vincadas. Atenção, nesses oito jogos está também a vitória por 3-0 sobre o F.C. Porto na final da taça da Liga, em que os jogadores do F. C. Porto estavam completamente de cabeça perdida e o Jorge Sousa incrivelmente conseguiu levar o jogo até ao fim sem os expulsar nenhum, mesmo pondo em risco a integridade fisica do Aimar, Carlos Martins, Kardec, Cardozo, está também a vitória por 4-1 ao Nacional em que aos 29 minutos castiga o Benfica com um penalti desfavorável inventado que permitiu o Nacional nesse momento reentrar no jogo com 2-1. 
Com os dados do campeonato que temos podemos verificar que no total Jorge Sousa assinalou 2 penaltis favoraveis e 3 desfavoráveis ao Benfica e assinalou 6 expulsões favoráveis e 5 expulsões desfavoráveis ao Benfica, ou seja, Jorge Sousa apresenta um saldo nulo de decisões arbitrais relevantes nesses 29 jogos. Em comparação o maior rival do Benfica nos últimos 8 campeonatos, o F. C. Porto usufruiu de 4 penaltis favoráveis e Jorge Sousa não assinalou nenhum penalti desfavorável ao F. C. Porto nos 13 jogos do campeonato que dirigiu. Será que isto reflete o que realmente aconteceu nesses jogos. Em seguida apresentamos o histórico geral do Benfica com o Jorge Sousa em todas as competições, desde já pedimos desculpas por não termos um registo do número de penaltis e expulsões assinalados em relação aos jogos para as outras competições que não o campeonato. Atendendo aos resultados finais nesses jogos, o mais provavel é que o saldo de decisões arbitrais relevantes também nesses jogos não seja favorável ao Benfica, quer para a Taça de Portugal, Taça da Liga ou quer para a Supertaça.


Podemos então verificar que com a arbitragem do Jorge Sousa:

  • O Benfica somente conquista 46% dos pontos disputados com um arbitro que foi nomeado para 29 jogos. Apenas 46% dos pontos em disputa conquistados! Como sabem até 2013/14 os campeonatos eram de 30 jornadas, alguém imagina o Benfica nesse período em analise neste quadro (de 2007/08 a 2015/16) em que teve nos diversos planteis jogadores como o Quim/Oblak/Julio Cesar na baliza, defesa com Maxi Pereira/Nelson Semedo, Luisão/David Luiz/Garay/Jardel e Coentrão/Siqueira/Eliseu, meio campo com Ramires/Salvio/Gonçalo Guedes, Javi Garcia/Matic/Samaris, Witsel/Aimar/Enzo Perez/Talisca, Di Maria/Gaitan/Nolito, e ataque com Saviola/Jonas/Rodrigo e Cardozo/Lima/Mitroglou.  Está assim comprovado que os árbitros querendo podem mesmo decidir os jogos equilibrados com a sua tendência arbitral, mesmo que tenhas uma equipa contituída por varios grandes jogadores internacionais pelos seus paises. Bravo Jorge Sousa! Conseguiste demonstrar que se os árbitros tiverem habilidade no apito conseguem influenciar campeonatos e ainda serem classificados como o nº1 pelo sistema.
  • Em 2 dos 4 jogos que o Benfica perdeu por 2 golos de diferença, expulsou jogadores do Benfica e por 7 vezes conseguiu que o Benfica fosse derrotado por um golo de diferenca. No total em 29 jogos arbitrados, conseguiu pois,  que o Benfica fosse derrotado 11 vezes. Para terem uma noção do ridiculo da questão do Jorge Sousa ter estado em 11 derrotas do Benfica, informamos que nas 6 épocas do Jorge Jesus no Benfica, em todas as competições nacionais, com todos os árbitros o Benfica apenas perdeu por 25 vezes em 243 jogos, vencendo 185 jogos e empatando 33 jogos. Como vêm o Benfica nos 6 anos da era Jorge Jesus acumulava em média apenas4 derrotas por época para todas as competições nacionais (Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça). Jorge Sousa sozinho esteve em 11 derrotas do Benfica, sendo que nos 5 jogos da Taça que arbitrou, o Benfica perdeu 4 dessas vezes, o Benfica apenas conseguiu vencer a Académica por 4-0, com uma diferença tão grande entre as equipas, mesmo o Jorge Sousa, não consegue reverter a eliminatória. Jorge Sousa acabou estando em 4 das últimas 8 derrotas (eliminações) do Benfica na Taça de Portugal. 
  • Além dessas 11derrotas, conseguiu que o Benfica empatasse por 7 vezes, ou seja, não permitiu que o Benfica vencesse em 18 jogos dos 29 jogos que arbitrou. Se alguem encontrar algum outro arbitro que tenha conseguido por 18 vezes que o Benfica, F. C. Porto ou o Sporting não vença nas competições nacionais, que o nomeie aqui nos comentários a este "post". Seguramente não encontrarão entre os árbitros em actividade nehum caso semelhante, de tão invulgar que é esta situação, pois, para um dos grandes clubes chegar a esses 18 jogos sem vencer em 29 partidas, seria obrigatoriamente necessária uma evidente tendência arbitral do arbitro em questão.  
  • Apenas aconteceram 11 vitórias do Benfica, sendo que somente por 3 vezes, o Benfica conseguiu vencer pela margem minima, ou seja , os jogos não muito desequilibrados deram por norma empates ou derrota do Benfica quando arbitrados pelo Jorge Sousa, só 3 vezes foi possível contrariar a norma e a habilidade do Jorge Sousa em construir resultados.

Sim é verdade, o Benfica em 29 jogos com Jorge Sousa somente conseguiu vencer por 3 vezes por 1 golo de diferença. Apenas 3 vitorias em jogos com resultados equilibrados, além de um Maritimo 0 - Benfica 1 na época 2011/12 apenas o Benfica demolidor da época 2009/10 foi capaz de vencer por um golo de diferença no Leiria 1 - Benfica 2 e no Benfica 2 - Rio Ave 1, com o estádio cheio a empurrar a equipa para a vitória na última jornada. Atenção em 29 jogos podemos dizer que praticamente apenas o super Benfica 2009/10 conseguiu vencer jogos com resultados equilibrados arbitrados pelo Jorge Sousa. O incrível é que nessa época esse Benfica conseguiu as seguintes 13 goleadas no campeonato: 
  • Benfica 8 - Setúbal 1, 
  • Belenenses 0 - Benfica 4, 
  • Benfica 5 - Leixões 0, 
  • P.Ferreira 1 - Benfica 3, 
  • Benfica 6 - Nacional 1, 
  • Benfica 4 - Académica 0, 
  • Marítimo 0 - Benfica 5, 
  • Benfica 3 - Gimarães 1, 
  • Benfica 3 - Leiria 0, 
  • Leixões 0 -Benfica 4, 
  • Benfica 3 - P. F erreira 1, 
  • Naval 2 - Benfica 4, 
  • Benfica 5 - Olhanense 0. Inacreditável! Em jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, apenas um Benfica tão superior aos seus adversários nessa época foi capaz de vencer o Leiria e o Rio Ave por um golo de diferença. É preciso ser artista com o apito na boca para conseguir tal feito. 
Se não tivessemos visto os números diriamos que estatisticamente seria imposível acontecer tal facto! Somente esta demolidora equipa do Benfica 2009/10 foi capaz de vencer jogos com um resultado final equilibrado arbitrado pelo Jorge Sousa e ninguém acha anormal tal facto no conselho de arbitragem! Será que ninguém vê a anormalidade desta situação! Por muito que aqueles que alimentam o sistema, queiram fazer crer aos desatentos adeptos que, Jorge Sousa é um dos árbitros mais competentes e imparciais e que é o mais indicado para apitar os jogos que decidem campeonatos, aqui neste Blog não nos deixamos enganam. Só pode ser um bom arbitro para eles por ser aquele que melhor defende os seus interesses não por ter  demonstrado uma grande imparcialidade e neutralidade em relação aos vários candidatos ao titulo. 

Não sabemos qual será o efeito Jorge Sousa neste campeonato. Para já sabemos que Jorge Sousa não será nomeado para o próximo Braga-Benfica do campeonato mas já limitou a capacidade do Benfica para esse importante jogo, ao escolher expulsar o melhor médio do clube de entre um lote de vários jogadores que foram protestar um fora de jogo no golo da vitoria do Sporting aos 112 minutos de jogo. Todos vimos que os jogadores tinham acabado de sofrer um golo e nestas situações muitas vezes os jogadores se descontrolam emocionalmente, por isso ele sabe que ao escrever no relatório que o jogador usou algum termo inapropriado ele terá a lei do seu lado para impunemente privar os amantes do futebol de ver o Samaris em campo contra o Braga e se o Benfica não conseguir ultrapassar essa dificuladade então difinitivamente comprometerá esta época inteira. Este caso da expulsão do Samaris por protestos em conjunto com vários outros jogadores do Benfica, por um golo que ocorreu minutos depois de ele ter sido agredido pelo Slimani sem a correspondente admoestração por parte do arbitro, ou seja este jogador já não devia estar em campo, por esse lance ou pelo jogo perigoso activo quando em pé em riste atingiu o Julio Cesar deixando inferiorizado para o resto do jogo e sem poder ser substituido, pois o seu suplente, Ederson também foi expulso nesse jogo. Todos nós nos recordamos de final da Taça da Liga 2009/10, em que fez de tudo para não expulsar os jogadores do F. C. Porto que estavam de cabeça perdida por isso estranhamos a ligeireza com que expulsou Samaris deste jogo contra o Sporting e do próximo contra o Braga.
Além do Gaitan que sofreu um traumatismo craniano num lance que o arbitro supostamente não viu que ele foi atropelado, Jorge Sousa deixou ainda passar outras 3 situações que puseram em risco a integridade fisica dos jogadores do Benfica sem sequer assinalar uma dessas 4 falta graves. A CS consegue branquer todos estes erros e é como se nada de anormal se tivesse passado nesta arbitragem.

Há quem diga, bom ao menos tentou disciplinar este derby, então não expulsou 2 jogadores do Benfica que não desistiam de lutar até aos 120 minutos por esta eliminatória e ainda exigem que ele estragasse o jogo com mais expulsões para defender a integridade fisica dos jogadores do Benfica!

Apenas 3 vitorias em jogos com resultados equilibrados!
Já tens a resposta a primeira pergunta deste "post", agora compara-o com aquilo que escreveste no papel antes de conheceres os nímeros que os nossos jornalistas não querem divulgar. 
Há uma grande diferença para o número que apontastes no papel não é? 
Aguardo pelos teus comentários, sobre o que justifica apenas 46% de aproveitamento dos pontos disputados pelo Benfica em 29 jogos? Consegues imaginar o Benfica a terminar uma época com 40 pontos em 29 jogos, seguramente não com planteis em que estejam pelo menos 5 dos jogadores referenciados em cima. Penso que conseguem compreender porque os números demonstram que Jorge Sousa não deve ser nomeado para jogos importantes do Benfica, pois nunca conseguiu ser um elemento neutro. Nunca! Nunca deve ser nomeado para jogos importantes do Benfica!

11 comentários:

LionClaw disse...

Equilibrado? Valha-vos o caminho...

Anónimo disse...

Na mouche. Só uma sugestão. analisem também o jogo, sobretudo no primeiro tempo, a quantidade de faltas assinaladas e não assinaladas, cometidas pelos jogadores do sporting no meio campo ofensivo, sobretudo do adrien. Vão poder constatar que a forma do sportng parar as saídas para o ataque do benfica foi sempre a mesma - faltas sucessivas sem que jorge sousa mostre sequer um amarelo pela reincidência. Aliás, o unico jogador do sporting a ver um amarelo na primeira parte do jogo foi o montero. Mesmo com slimani a entrar a matar de sola às pernas do Júlio Cesar.

balakov disse...

Voces deviam de ter vergonha.
Criticam os arbitros que sao tendenciosos-e fazem no bem-mas nao podem ser voces proprios tendenciosos.Porque nao colocam os penaltis sobre o slimani e o gelson durante os 90min?As agressoes dos jogadores do benfica?Voces sao uma troope,um conjunto de palhacos.Lamento mas e essa a minha opiniao.SL

4everlagarto disse...

Também podes comentar o golo do Benfica que veio de um contra-ataque de um falta sobre o Slimani que ficou por marcar. Ou do golo do Teo na supertaça com 3! jogadores do Benfica a meterem o homem em jogo e foi anulado por fora de jogo. Durante uma década o Sporting não teve um jogo sequer que não fosse roubado contra o Benfica . Este ano tiveram 3 em que o Sporting foi mais prejudicado pelas decisões do árbitro e ainda assim ganhamos e vocês choram com socos murros e pontapés propositados. Nem um do Sporting desses que falas foram agressões mas situações se jogo.

Anónimo disse...

É verdade o árbitro foi pior que mau, mas querer escamotear a verdade e dizer que o Benfica lutou por ganhar ou fez mais que o Sporting é apenas ridículo e parcial... E se não acreditas em mim, tenta encontrar um benfiquista que não seja faccioso e discuta com ele.

Entretanto, continuem com o Rui que a malta continua a divertir-se e a comer-vos de cebolada (no sexual pun intended...)

Influência Arbitral disse...

A questão aqui não é avaliar a valia do Rui Vitória, pois esse na final da taça conseguiu aproveitar o fora de jogo para marcar o golo e vencer uma equipa muito mais forte que o Guimarães que ele treinava na altura. Essa equipa do Benfica era tão forte que no campeonato só perdeu 1 jogo, mas arbitrado por Jorge Sousa também perdeu. Por isso, não foi Rui Vitória que fez a diferença nesse jogo tal como não foi quem fez a diferença nesta eliminatoria da Taça.
Sabes perfeitamente que neste último derby a falta sobre Luisão seria penalti em qualquer campeonato. Já no Jogo da supertaça Gaitan tinha sido abalroado na área e o Jorge Sousa nada assinalou, tal como deixou passar um corte com a mão na área do Sporting. São essas decisões que levam aos numeros que Jorge Sousa apresenta com o Benfica, dai que se conclua que existe TENDÊNCIA ARBITRAL DO JORGE SOUSA.

Anónimo disse...

e ja agora tambem podes comentar o seguinte !
quando um arbitro vestido de azul e verde começa a dar cartões amarelos só para um lado o que se diz na giria futebolistica..
isto só para calar estes batraquios que se julgam gente seria ..

e perguntar a estes batraquios se sabem quantas vezes ou quantos cartões sairam so para um lado ,e o porquê disso ..

1-º A levar cartões deveria ser esse selvagem marroquino verde

2º o porque de entradas as margens das leis de certos sapos verdes passarem em claro

3º a ja sei o campo estava inclinado a partida não chegava o XISTRA ,O
para um lado vale para oiutro não

4º NÃO SE COLOCA OS PENALTYS PORQUE VIOCÊS TAMBÉM DISSERAM QUE O DO GAITAN TAMBEM NÃO E OU MUDAR A CAMISOLA PASSA A SER ,POIS O DO GERSON E IGUAL AO MIUDO DO BENFICA QUE VOCÊS TAMBEM DIZEM QUE NÃO FOI ...

5 ºEntão a vossa honestidade intelectual da verdade desportiva dos batraquios e por conveniencia e a ocasiao e ganhos com batota sempre

mudem o disco que esse esta riscado a muito ...

Anónimo disse...

olha olha um sapo verde ressabiado a mandar nos bi campeões porque sera ..

Anónimo disse...

o batraquio verde sabes quem tem sido comido de cebolada e de retro para cima são os lagartos daltonicos e falidos do wc do lumiar ,esses sim foram comidos durante muitos anos que ate temos filmes desse circo e dessas festas batyraquianas ..

k disse...

Que somos gamados em todos os jogos, já o sabemos há mais de 100 anos. Não há volta a dar.
O que o Benfica precisa é de jogar 3x mais que os outros do lumiar para, mesmo gamado como sempre, continuar a ganhar!

Anónimo disse...

Não se fala aqui dos benefícios e devia-se falar. No campeonato 2015/16, o Porto ganhou ao Nacional por margem tangencial. Foram perdoados 2 penaltis grosseiros.
No Sporting/Braga, mais uma arbitragem muito maliciosa, que permitiu ao Sporting recuperar de 2 golos desfavoráveis.
O treinador português do Zenit, André Villas-Boas, sentiu "vergonha" pelo desempenho do árbitro Jorge Sousa, que arbitrou o Zenit contra Gent na Bélgica, para a Liga dos Campeões de futebol em Dezembro de 2015.
A ascensão na carreira foi conseguida à custa de arbitragens habilidosas, que conseguiram arregimentar personalidades influentes e manipuladoras de carreiras do futebol nacional.
Este árbitro não só devia ser impedido de arbitrar jogos importantes do Benfica, como devia ser impedido de arbitrar todos os jogos de equipas importantes. Ele é um dos principais responsáveis da ausência de árbitros portugueses no próximo Europeu.
O lugar dele é no campeonato Nacional de Seniores, a apitar os jogos menos importantes.