quarta-feira, 18 de novembro de 2015

JORGE SOUSA NOMEADO PARA NOVO DERBY. INCOMPREENSÍVEL!

O nomeado para o Sporting-Benfica na taça de Portugal foi o Jorge Sousa.

Dos 23 árbitros em actividade na 1ª categoria qual é o arbitro com o qual o Benfica obteve a pior % de pontos conquistados nos últimos 8 campeonatos? Jorge Sousa, com o qual o Benfica conquista apenas 51% dos pontos nos 17 jogos que ele dirigiu, menos 29% do que acontece em média com os outros árbitros. Assim, estatisticamente de todos os árbitros não existe melhor escolha para os interesses do Sporting e não existe pior escolha para os interesses do Benfica do que Jorge Sousa. Nunca deveria ser nomeado um arbitro em que os 2 clubes estão em polos opostos no rendimento com esse arbitro. Não existe equidistância do arbitro em relação ao 2 clubes. Nos últimos 8 campeonatos o Benfica conquistou 26 pontos com Jorge Sousa e 495 pontos com todos os outros arbitros e o Sporting conquistou 403 pontos com todos os outros arbitros e 29 pontos com Jorge Sousa.

De todos os árbitros com mais de 10 jogos dirigidos qual é o arbitro com o qual o Sporting obteve a melhor % de pontos conquistados nos últimos 8 campeonatos? Jorge Sousa, com o qual o Sporting conquista 81% dos pontos nos 12 jogos que ele dirigiu. Nestes últimos 8 campeonatos em todos os jogos do campeonato dirigidos por Jorge Sousa, o Sporting só perdeu 1 vez contra o primeiro amor deste arbitro (F. C. Porto), no único jogo em que Jorge Sousa assinalou penaltis desfavoráveis ao Sporting e também não venceu no último Sporting-Benfica em que aos 92 minutos Jardel conseguiu o golo do empate estragando o resultado ao Jorge Sousa, este não conseguiu sequer esconder a azia provocado por golo como se pode ver aqui.

Estatisticamente já demonstramos aqui que Jorge Sousa diminui significativamente o rendimento do Benfica, os números a longo prazo deixam transparecer que não reune condições de neutralidade.

Quem frequenta este Blog, já sabe que na nossa opinião Jorge Sousa não reune condições para arbitrar jogos importantes do Benfica, do mesmo modo que João Capela não deve ser nomeado para jogos importantes do Sporting ou Bruno Paixão não deve ser nomeado para jogos importantes do F. C. Porto, porque estes são os únicos árbitros que obrigam os referidos clubes a terem um rendimento nos seus jogos muito inferior ao que é o rendimento médio do clube com todos os árbitros nos últimos 8 campeonatos.

Incompreensivelmente, Jorge Sousa apenas permitiu o Benfica conquistar 51% dos pontos disputados nos 17 jogos do clube que dirigiu nos últimos 8 campeonatos, quando em média no mesmo periodo o Benfica com todos os outros árbitros conquistou 80% dos pontos disputados. Será que os mesmos jogadores não desaprendem de jogar só por serem arbitrados pelo Jorge Sousa, ou este arbitro é de uma forma evidente tendencialmente desfavorável ao Benfica, dai que já tenha assinalado 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica (2 com o jogo empatado e 1 quando o Benfica vencia por 2-0) e apenas assinalou 2 penaltis favoráveis ao Benfica em 17 jogos mas com Jorge Sousa a apitar, nunca o Benfica usufrui de qualquer golo de penalti que pudesse alterar diretamente os pontos (ou seja com o resultado empatado ou a perder por um golo). Sempre que estão pontos em jogo o Jorge Sousa finge não ver esses penaltis favoráveis ao Benfica, como aconteteceu já no jogo da Supertaça.
 


Tal como já tinha deixado por assinalar um penalti na 1ª jornada da época 2013/14, num jogo em que castigou o Benfica com um penalti desfavorável mas foi incapaz de assinalar um penalti favorável ao Benfica aos 90 minutos. Após a contestação sofrida por esse jogo não mais foi nomeado para o Benfica nessa época e coincidentemente o clube não voltou a perder antes de garantir matematicamente o titulo nessa época.


O jogo anterior a esse Maritimo 2 - Benfica 1 foi o Guimarães 2 - Benfica 1 na final da taça.
Essa partida foi a última vez que o Jorge Sousa arbitrou uma equipa do Rui Vitória contra uma equipa do Jorge Jesus, nesse jogo deixou passar o seguinte fora-de-jogo por assinalar, que viria a permitir o golo do empate do Guimarães e posterior vitória no jogo. Mais uma vez o clube penalizado pelos erros arbitrais foi o mesmo de sempre com este árbitro.


Jorge Sousa deixou bem evidente que não tem condições para arbitrar jogos do Benfica desde a época 2009/10, como se pode ver no video que se segue, em que Jorge Sousa em sofrimento por um resultado que não era do seu agrado permite todo o tipo de atitudes violentas e antidesportivas sem exercer nenhum controlo disciplinar.

Os números demonstram claramente que Jorge Sousa não consegue ser um elemento neutro nos jogos do Benfica. Nos últimos 7 campeonatos concluídos o Benfica fez 42 jogos contra os outros 3 candidatos ao titulo (F. C. Porto, Sporting e Braga) e conquistou 71 pontos nesses 42 jogos, ou seja 56% dos pontos. Quer isto dizer que, os adversários do Benfica nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa foram obstáculos maiores que os verdadeiros rivais naturais do Benfica (F. C. Porto, Sporting e Braga), pois nos jogos arbitrados por Jorge Sousa o clube só conseguiu conquistar 51% dos pontos mesmo sendo a esmagadora maioria desses 17 jogos do Benfica contra adversários mais acessíveis que o F. C. Porto, o Sporting e o Braga. Por melhor arbitro tecnicamente que o Jorge Sousa possa ser, ele nunca deveria ser nomeado para jogos importantes do Benfica, pois já demonstrou por inúmeras vezes que não reúne condições de neutralidade para dirigir esses jogos.

1 comentário:

Anónimo disse...

A nota do arbitro uma vez mais foi negativa... Seria interessante um post acerca das notas dos arbitros nos jogos, pelo que tenho lido,os arbitros dos jogos do scp têm tido negativa... Interessante não?