quinta-feira, 2 de abril de 2015

LISTA DE ARBITROS COM MAIS PENALTIS ASSINALADOS

Como todos os adeptos de futebol sabem, o penalti é a decisão arbitral com a qual o arbitro mais pode interferir no rendimento desportivo de um clube. Ao analisarmos os dados das última 7 épocas, conseguimos identificar quais foram os arbitros que mais grandes penalidades assinalaram nos jogos em que intervieram os 4 candidatos ao titulo e em beneficio de que clube ocorreram a maioria desses penaltis assinalado.


Os árbitros não revelam todos a mesma tendência/coragem para assumir decisões relevantes que ocorrem dentro da grande área.


Artur Soares Dias com 24 penaltis favoráveis assinalados é de longe o arbitro que mais  infrações para grande penalidade descortinou nos jogos do F.C. Porto, Benfica, Braga e Sporting. Também foi o arbitro que assinalou mais penaltis desfavoráveis aos candidatos, 15 no total (penalizou o Braga com 7, o Benfica com 3, o Sporting com 3 e o F.C. Porto com 2 penaltis).


Atenção os 3 arbitros que assinalaram mais penaltis favoráveis a um dos clubes foram o:
  • Artur Soares Dias com 10 penaltis favoráveis ao Sporting assinaldos em 21 jogos dirigidos, Estes 10 penaltis favoráveis ao Sporting, representam 42% dos penaltis favoráveis a um dos 4 candidatos ao titulo que o Artur Soares Dias assinalou nos últimos 7 campeonatos. 
  • João Capela com 7 penaltis favoráveis ao F.C. Porto assinaldos em 13 jogos dirigidos. Estes 7 penaltis favoráveis ao F.C. Porto, representam 54% dos penaltis favoráveis a um dos 4 candidatos ao titulo que o João Capela assinalou nos últimos 7 campeonatos. 
  • Pedro Proença com 6 penaltis favoráveis ao F.C. Porto assinaldos em 16 jogos dirigidos. Estes 6 penaltis favoráveis ao F.C. Porto, representam 55% dos penaltis favoráveis a um dos 4 candidatos ao titulo que o Pedro Proença assinalou nos últimos 7 campeonatos. 


Nas últimas 7 épocas, o F.C. Porto e o Benfica foram as equipas com melhor rendimento médio, 4 dos campeonatos foram conquistados pelo F.C. Porto, 2 foram conquistados pelo Benfica e na atual época, o Benfica encontra-se na liderança e o F.C. Porto em 2º lugar.







Nos últimos 7 campeonatos, todos os arbitros que assinalaram 8 ou mais grandes penalidades favoráveis a um dos 4 candidatos ao titulo, encontram-se no quadro que se segue:





No quadro anterior identificamos todos os arbitros com a respectiva cor o clube que mais penaltis favoráveis beneficiou, nas últimas colunas identificamos quais foram as 2 equipas com melhor rendimento com esse arbitro e a % de pontos que conquistaram com o arbitro em concreto (últimas 7 épocas). 

Como podemos constatar, o F.C. Porto é com quase todos os arbitros, o clube que beneficiou de mais penaltis favoráveis (João Capela com 7, Pedro Proença com 6, Hugo Miguel com 5, Paulo Baptista com 4, Cosme Machado com 4 e Marco Ferreira com 3 penaltis favoráveis ao F.C. Porto), o Benfica foi o clube que beneciou de mais penaltis favoráveis apenas com o Duarte Gomes e Bruno Paixão (5 penaltis com ambos), o Sportng foi o clube que beneficiou de mais penaltis favoráveis nos jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias ou Jorge Sousa (com este arbitro o F.C.Porto também beneficiou dos mesmos 4 penaltis favoráveis) e o Braga somente foi o clube que beneficiou de mais penaltis favoráveis nos jogos dirigidos pelo Carlos Xistra (3 penaltis).


Como podemos verificar o F.C. Porto foi um dos dois clubes com melhor rendimento com todos estes arbitros com a excepção do Bruno Paixão. O Benfica só não foi 1 das 2 equipas com me1lhor rendimento, com Jorge Sousa, Pedro Proença e Carlos Xistra, arbitros com os quais beneficiou de menos de metade dos penaltis que o F.C. Porto beneficiou nestas últimas 7 épocas.

Nos últimos 7 campeonatos, todos os arbitros que assinalaram 4 ou mais grandes penalidades desfavoráveis a um dos 4 candidatos ao titulo, encontram-se no quadro que se segue:

Os casos de arbitros que assinalaram muitos penaltis desfavoráveis a um dos clubes, consequentemente estes clubes não conseguiram ser um dos 2 clubes com melhor rendimento. Assim:

  •  Artur Soares Dias assinalou 7 penaltis desfavoráveis ao Braga e o Braga foi dos 4 clubes aquele que teve pior rendimento. Estes 7 penaltis desfavoráveis ao Braga, representam 47% dos penaltis desfavoráveis a um dos 4 candidatos ao titulo que o Artur Soares Dias assinalou nos últimos 7 campeonatos. 
  • Jorge Sousa assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica e o Benfica foi dos 4 clubes aquele que teve pior rendimento. Estes 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica, representam 50% dos penaltis desfavoráveis a um dos 4 candidatos ao titulo que o Jorge Sousa assinalou nos últimos 7 campeonatos. 
  • Hugo Miguel assinalou 6 penaltis desfavoráveis aos candidatos ao titulo (nenhum contra o F.C. Porto e 2 contra cada um dos outros 3 candidatos, o Benfica, o Braga e o Sporting).
  • Pedro Proença assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica e dos 4 clubes candidatos ao titulo, o Benfica foi o 3º com melhor rendimento. Estes 3 penaltis favoráveis ao Benfica, representam 60% dos penaltis desfavoráveis a um dos 4 candidatos ao titulo que o Pedro Proença assinalou nos últimos 7 campeonatos. 
  • João Capela assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao Braga e dos 4 clubes candidatos ao titulo, o Braga foi o 3º com melhor rendimento. Estes 3 penaltis favoráveis ao Braga, representam 75% dos penaltis desfavoráveis a um dos 4 candidatos ao titulo que o João Capela assinalou nos últimos 7 campeonatos. 
  • Carlos Xistra assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao Benfica e dos 4 clubes candidatos ao titulo, o Benfica foi o 3º com melhor rendimento.  Estes 2 penaltis favoráveis ao Benfica, representam 50% dos penaltis desfavoráveis a um dos 4 candidatos ao titulo que o Carlos Xistra assinalou nos últimos 7 campeonatos. 
Após visualizar estes dados estatísticos espero que esteja em condições de melhor interpretar as tendências dos arbitros da nossa liga? 

Sem comentários: