domingo, 8 de março de 2015

Jorge Sousa continua sem ver nenhuma falta cometida na área do Porto nos últimos 7 campeonatos!


«Se a queda de Pardo fosse na área contrária o que seria...» - Sérgio Conceição
Este lance explica o porquê do Jorge Sousa não ter assinaldo nenhum penalti desfavorável ao F.C. Porto nos 7 últimos campeonatos aqui analisados estatisticamente neste Blog.

Este lance ocorreu aos 86 minutos, Jorge Sousa experiente na arte de influênciar em beneficio de um dos candidatos nem assinalou falta nem exibiu o cartão amarelo ao Pardo por simulação, ajudando assim duplamente o candidato que sempre ajudou, não fosse o Braga marcar golo ou o Pardo ficar castigado para o jogo seguinte contra o Benfica. Curiosamente já na primeira volta outro arbitro internacional tendencioso, Pedro Proença de seu nome,  aos 90+3 minutos preferiu não assinalar penalti favorável ao Braga, alías também não assinalou nenhum penalti contra o Porto nos últimos 7 campeonatos. Neste dois jogos contra o Braga, o F.C. Porto acrescentou pontos fruto da evidente proteção de Jorge Sousa e Pedro Proença a um dos candidatos ao titulo. O conselho de Arbitragem sabe disso, por essa razão, Jorge Sousa não foi nomeado para nenhum jogo do F.C. Porto na época 2013/14 e só foi nomeado para um jogo do Benfica, que coencidentemente foi o único que o clube perdeu antes de se sagrar campeão.

Por alguma razão nas últimas 7 épocas em 28 jogos (12 dirigidos pelo Jorge Sousa e 16 dirigidos pelo Pedro Proença) estes árbitros não viram nenhum penalti desfavorável ao F.C. Porto, o mais incrível é que 21 desses jogos do F.C. Porto foram contra o Benfica, Sporting, Braga ou Guimarães. 

O Jorge Sousa apitou 12 jogos do F.C. Porto nos últimos 7 campeonatos, atenção que 8 desses jogos foram contra o Benfica, Sporting, Braga e Guimarães e mesmo assim o rendimento do clube foi de conquistar 75% dos pontos em disputa nos jogos dirigidos pelo Jorge Sousa,  muito proximo do rendimento médio do clube nesse período. Este arbitro já dirigiu mais de uma dezena de cada um dos candidatos ao titulo, logo seria expectável que o rendimento dos clubes com este arbitro fossem muito similares ao rendimento médio do clube nos últimos 7 campeonatos. Não é aceitável que com Jorge Sousa, o Benfica em 16 jogos somente tenha conseguido conquistar 52% dos pontos em disputa, foi aliás dos 4 candidatos ao titulo aquele que teve pior rendimento com este arbitro nas últimas 7 épocas. Alguém acredita que em condições normais com as equipas que o Benfica tem apresentado nos últimos 7 campeonatos, teria em 16 jogos um rendimento muito inferior ao Braga, Sporting e F.C. Porto.  Os números demonstram que estes 2 arbitros prejudicam o rendimento do Bendica, sim ou não?

O Benfica, com este arbitro da Associação de Futebol do Porto, incompreensívelmente foi o candidato ao titulo com pior % de pontos conquistados nos últimos 7 campeonatos, pois nos jogos dirigidos pelo Jorge Sousa:
  • Sporting conquistou 79% dos pontos disputados nos 11 jogos (26 pontos).
  • F.C. Porto conquistou 75% dos pontos em disputa nos 12 jogos (27 pontos).
  • Braga conquistou 65% dos pontos em disputa nos 16 jogos (31 pontos).
  • Benfica conquistou 52% dos pontos em disputa nos 16 jogos (25 pontos). 

O F.C. Porto e o Benfica nos últimos 7 campeonatos tiveram um rendimento desportivo muito similar nos jogos dirigidos por todos os outros arbitros, conquistaram em média 81% dos pontos em disputa, estamos a falar de um rendimento médio em quase duas centenas jogos com diversos árbitros.

Nos últimos 7 campeonatos que foram bastante disputados pelas duas principais equipas portuguesas da atualidade, com Jorge Sousa o F.C. Porto não sofre penaltis desfavoráveis e o Benfica sofreu 3 penaltis, um deles num Benfica 1 - Porto 1 e outro num Maritimo 2 - Benfica 1, jogo em que tambem aos 90 minutos não assinalou falta favorável ao Benfica neste lance.


Jorge Sousa nestes últimos 7 campeonatos a diferenciar o rendimento desportivo do Benfica e do F.C. Porto. Até quando Conselho de Arbitragem? 

3 comentários:

71460_5/8 disse...

para mascarar o colinho que dão ao Porto apontam o dedo aos outros... ja vimos este filme muitos anos

Anónimo disse...

É preciso uma lata... Basta lerem a entrevista do Enzo Perez a queixar-se dos árbitros em Espanha. Estava mal habituado...

Anónimo disse...

anónimo: cuidado com esse raciocínio. mal habituado estava o bruno alves que conseguiu chegar ao fim de um campeonato com 2 amarelos e 0 vermelhos em portugal. onde agredia jogo sim jogo nao. chegou a russia e viu 3 vermelhos no 1º ano. depois foi para a turquia, 3 vermelhos no 1º ano...

o enzo? o enzo ve amarelos... e cá tambem via. agora ve mais. jogar contra atletico madrid, real, barça, sevilla ou memso espanyol nao e jogar contra arouca, moreirense ou penafiel.

entretanto, o porto vai em 6 penalties perdoados este ano, 6 expulsoes perdoadas (3 delas directas) e 4 golos ilegais. imaginem se fosse o benfica...