domingo, 21 de setembro de 2014

ARBITRO - E OS DOIS CLUBES COM MELHOR RENDIMENTO NOS ÚLTIMOS 7 CAMPEONATOS

A classificação final dos árbitros 2013/14 e a perspetiva estatística do rendimento histórico dos clubes com esse arbitro.

No agregado destas 5 jornadas desta época e os anteriores 6 campeonato as equipas que tiveram um melhor rendimento foram o F.C. Porto (81% dos pontos), Benfica(78% dos pontos), Sporting(61% dos pontos) e Braga(59% dos pontos), por esta ordem. Este foi o rendimento media dessas equipas nos 185 jogos, uma vez, que conquistaram oficialmente 447, 431, 339 e 325 pontos respetivamente.

Sem considerarmos o efeito direto das decisões arbitrais na repartição dos pontos, ou seja considerando somente os pontos conquistados antes duma expulsão e sem o efeito de qualquer último golo obtido ou sofrido através de um grande penalidade, o Benfica conquistou 418 pontos, o F.C. Porto conquistou 412 pontos, o Sporting conquistou 320 pontos e o Braga conquistou 307 pontos SEM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA.

Se não houvesse nenhum penalti ou expulsão que diretamente alterassem a distribuição dos pontos o Benfica teria acumulado mais pontos que o F.C. Porto, nestes últimos 7 épocas, mas como sabem todos os clubes quando beneficiam de penaltis ou expulsões, aproveitam essas decisões arbitrais para melhorarem o seu desempenho desportivo. O F.C. Porto nesses 185 jogos tem um saldo favorável superior ao Benfica em 17 penaltis e 4 expulsões, estamos a falar de uma diferença de 21 decisões arbitrais. Alguém consegue perceber como seriam o rendimento do Benfica se tivesse essa vantagem de 21 decisões arbitrais em relação ao F.C. Porto, para tal teria de ter beneficiado de mais 42 decisões arbitrais favoráveis (34 penaltis e 8 expulsões) nos 7 campeonatos.  O seu rendimento desportivo seria obviamente muito melhor nesse caso.

Por incrível que pareça, dos 10 árbitros melhor classificados na época 2013/14, com apenas 2 deles o F.C. Porto não obteve um melhor rendimento médio ao longo das últimas 7 épocas que o Benfica.
Contrariamente, de todos os árbitros do 11º ao 23º  classificado apenas 2 deles foram aqueles com os quais o F.C. Porto foi o clube que obteve o melhor desempenho desportivo nas últimas 7 épocas.
Aparentemente parece ser condição preferencial para obter um boa classificação, permitir ao F.C. Porto o melhor desempenho pontual na liga.

É incompreensível como nos 6 primeiros lugares da classificação dos árbitros constam 2 árbitros cujos números demonstram fazem uma grande diferença entre os candidatos ao titulo nas últimas 7 épocas, pois, o 2º clube com melhor rendimento conquistou menos 33% e 23% dos pontos em disputa nos jogos dirigidos por esses árbitros, que a equipa que teve o melhor rendimento desportivo com esses arbitros.
Chamo a atenção para o facto de apenas com o Pedro Proença, Olegário Benquerença e o Bruno Esteves, se verifique uma diferença superior a 20% entre o 1º clube com melhor rendimento e o 2º clube com melhor rendimento na liga. Ou seja, estes 3 árbitros denotam que para o seu tipo de arbitragem, um clube é claramente superior a todos os outros 3 candidatos ao titulo, isto com a agravante de nesses 7 campeonatos o Pedro Proença ter dirigido 59 jogos em que intervieram os grandes, o Olegário Benquerença em 35 jogos e o Bruno Esteves em 20 jogos.

Como podemos constatar, pelo rendimento médio dos clubes com cada um dos árbitros nos últimos 7 campeonatos, existem 2 árbitros ainda sem jogos em que intervieram os grandes, que são o Manuel Oliveira, surpreendente 10º classificado e o Luís Miguel Ferreira, 17º classificado.

De seguida publico o quadro com a classificação dos árbitros da época 2013/14, com a indicação dos 2 clubes que apresentam um melhor rendimento médio com aquele arbitro nas últimas 7 épocas.
Este quadro permite-nos compreender que existem árbitros que influenciam diretamente o desempenho desportivo dos clubes e por vezes podem até alterar significativamente o rendimento do clube nesses jogos comparativamente aquele que é o rendimento médio do clube. Felizmente, são poucos os árbitros em que os números evidenciam grande influência direta no rendimento das equipas que lutam pelo titulo, distorcendo as reais capacidades das equipas candidatas. Seguramente dos 23 árbitros somente em meia dúzia deles encontraremos casos em que as equipas tenham uma variação superior a 20% dos pontos conquistados em relação ao que é o seu rendimento médio com todos os árbitros.

Qual é o dado mais relevante que encontra nos dados estatísticos dos últimos 7 campeonatos, comparada com a classificação dos árbitros na época 2013/14?

2 comentários:

JF disse...

Acho que ficava melhor uma analise destas, mas em vez de ser pela percentagem de pontos conquistados, ser com a maior percentagem de decisões favoráveis. Ainda assim, boa analise! ;)

Cumprimentos

Influência Arbitral disse...

É um boa ideia, qualquer dia haverá também um quadro com as % de decisões favoráveis que o arbitro já tomou para cada um dos 4 candidatos ao titulo.