sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

JÁ SÃO CONHECIDOS OS ÁRBITROS NOMEADOS PARA A 14ª JORNADA
 
 
 
Queres saber estatisticamente se o arbitro nomeado para o jogo da tua equipa normalmente tem arbitragens favoráveis ou desfavoráveis a tua equipa? 
 
 
 
 
 
 
Neste Blog podes ver também os dados estatísticos dos últimos 6 campeonatos dos seguintes árbitros clicando nos link respetivos:
                                                                                            Link com os dados do Pedro Proença
                                                                                            Link com os dados do Jorge Sousa
                                                                                            Link com os dados do Artur Soares Dias
                                                                                            Link com os dados do Duarte Gomes
                                                                                            Link com os dados do João Capela
                                                                                            Link com os dados do Paulo Batista
 
 
 
 
 
Neste Blog ao analisar os 600 jogos das últimas 5 épocas em que participaram o BENFICA, F.C. PORTO, SPORTING ou BRAGA, conclui-se que:
  •  Os 4 grandes ganharam em média 71% dos pontos em disputa nos 326 jogos em que não aconteceu nenhum penalti ou expulsão (JOGOS C/DECISÕES ARBITRAIS NEUTROS);
  • Os 4 candidatos ao titulo em média ganharam 80% dos pontos nos 181 jogos em que beneficiaram de pelo menos 1 penalti ou expulsão a seu favor (JOGOS C/DECISÕES FAVORÁVEIS);
  • Em média os 4 candidatos apenas conquistaram 52% dos pontos em disputa nos 93 jogos em que foram penalizados com 1 penalti ou expulsão contra (JOGOS C/DECISÕES DESFAVORÁVEIS)
  • No total dos 150 jogos de cada uma das equipas nas últimos 5 campeonatos, estas 4 equipas conquistaram  em média 70% dos pontos em disputa em todos esses 600 jogos. 
 
 
 
Consulta os dados estatísticos, dos efeitos objetivos de cada arbitro no rendimento de uma equipa e retira as tuas conclusões sobre o que esperar dessa próxima arbitragem. 
 
 

Após consultar os dados estatísticos dos últimos 6 anos consegues prever qual é o clube candidato ao titulo que beneficiará de um penalti ou expulsão nesta jornada, ou seja que vai beneficiar de uma arbitragem favorável?

E qual dos candidatos ao titulo corre mais riscos de sofrer um penalti ou expulsão (ou seja terá uma arbitragem desfavorável)?

1 comentário:

JF disse...

O jogo do Braga foi totalmente inclinado e mesmo assim quase que nem ao empate chegavam... No lance em que o Derley é expulso, 5 minutos depois ha um lance exatamente igual com o Agra e nem falta foi...