quinta-feira, 8 de agosto de 2013

BRAGA NESTES 150 JOGOS TEVE UM RENDIMENTO PONTUAL MÉDIO DE 59,3% SEM NENHUM PONTO ACRESCENTADO COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA E NO QUADRO QUE SE SEGUE PODEMOS VERIFICAR AS % DE APROVEITAMENTO DO BRAGA COM CADA UM DOS 11 PRINCIPAIS ARBITROS.


Para uma análise objetiva da real influência das decisões arbitrais relevantes (Expulsões e Penaltis), agregamos todas as intervenções arbitrais, classificando-as de:

  • Favoráveis - os penaltis e expulsões de que uma equipa beneficia.
  • Desfavoráveis - os penaltis e as expulsões com que o arbitro penaliza uma equipa.

Por pretender utilizar só dados objetivos, nesta análise não são levados em conta os penaltis ou expulsões que ficaram por marcar, nem há a pretensão de catalogar como boas ou más as decisões arbitrais relevantes efetivamente tomadas, afastando essa subjetividade deste trabalho.

Com base nesse critério, determinamos objetivamente os pontos acumulados antes duma expulsão e sem considerar o efeito pontual de nenhum último golo de penalti, obtemos assim os - PONTOS GANHOS SEM INFUÊNCIA ARBITRAL.

Os pontos acrescentados/perdidos após uma expulsão ou penalti decisivo são considerados PONTOS ACRESCENTADOS/PERDIDOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL, pois estão intimamente dependentes dessa intervenção arbitral relevante (penalti ou expulsão).


Desde a época de 2008/09 até a época de 2012/13 todas as equipas já realizaram 150 jogos. Analisamos detalhadamente 11 dos árbitros considerados pela Comissão de Arbitragem como os melhores e que em consequência disso arbitraram os principais jogos do campeonato. Principalmente a estes árbitros de elite na avaliação da Comissão de Arbitragem, se exige que não tenham qualquer influência tendenciosa no desempenho das equipas, após a análise de todos os jogos dirigidos, numa larga amostra já com 5 campeonatos, o quadro que se segue detalha a efetiva influência de cada arbitro e a percentagem de aproveitamento final de pontos conquistados com cada árbitro.


 
                                                                                                                                    
                                                                                                         http://influenciaarbitral.blogspot.pt/


Curiosidades:
O Pedro Proença é o arbitro com o qual o Braga tem a menor % de aproveitamento dos pontos em disputa, apenas conquista 38% dos pontos quando este arbitro apita um jogo seu.
 
O arbitro com mais decisões relevantes favoráveis ao Braga é o Artur Soares Dias, com 12 intervenções favoráveis em 12 jogos dirigidos, mas também teve 7 decisões desfavoráveis, ou seja teve um saldo positivo de 5 decisões favoráveis. Mesmo assim, ainda provocou ao Braga a perda de 2 pontos em relação ao que conquistaria se não tivesse tomado nenhuma das decisões relevantes nesses jogos.
 
O arbitro cujas decisões permitiram ao Braga acrescentar mais pontos é o Carlos Xistra, com o qual foi possível acrescentar mais 4 pontos nos 4 jogos arbitrados, terminando esses jogos com uma taxa de aproveitamento de 79% dos pontos em disputa, bastante acima da média geral de 59,6% de aproveitamento do Braga nos 150 jogos sem nenhuma influência arbitral. O Jorge Sousa é o arbitro com o qual o Braga teve a 2ª melhor taxa de aproveitamento 76%, com o qual há um saldo positivo de 3 decisões favoráveis no cômputo geral.
 
O arbitro com que o Braga perdeu mais pontos após as suas decisões relevantes, foi o João Capela, perdendo -3 pontos nos 4 jogos por si arbitrados, representam -43% dos 7 pontos finais com que ficou. O Bruno Paixão é  único dos 11 árbitros principais com o qual o Braga tem um saldo negativo de decisões arbitrais, (-2) decisões arbitrais desfavoráveis de saldo, tendo 57% de aproveitamento dos pontos em disputa nos 10 por si arbitrados.
 
0s 4,9% de pontos gerais acrescentados com influência arbitral estão muito próximos da média de 5,7% dos 4 candidatos em conjunto. Pois, as 4 equipas em conjunto acrescentaram nestes 150 jogos um saldo positivo de 72 pontos acrescentados após uma expulsão ou último golo de penalti. Sendo que 32 desses pontos foram acrescentados pelo Porto e o Braga acrescentou 13 desses pontos com influência arbitral direta.

Segue quadro discriminado de todos os jogos arbitrados do Braga pelo respetivo arbitro:
 
 
fontes: Liga Portuguesa de Futebol Profissional     e       Football-Lineups
http://www.ligaportugal.pt/              

Sem comentários: