domingo, 1 de setembro de 2013

CAMPEONATO ENTRE OS 4 CANDIDATOS AO TITULO (últimas 5 épocas).

 

Objetivamente é possível determinar a efetiva influência duma decisão arbitral importante na alteração do marcador e pontuação final das equipas.

Para uma análise objetiva da real influência das decisões arbitrais relevantes (Expulsões e Penaltis), agregamos todas as intervenções arbitrais, classificando-as de:

  • Favoráveis - os penaltis e expulsões de que uma equipa beneficia.
  • Desfavoráveis - os penaltis e as expulsões com que o arbitro penaliza uma equipa.

Por pretender utilizar só dados objetivos, nesta análise não são levados em conta os penaltis ou expulsões que ficaram por assinalar, nem há a pretensão de catalogar como boas ou más as decisões arbitrais relevantes efetivamente tomadas, afastando essa subjetividade deste trabalho.

Com base nesse critério, determinamos objetivamente os pontos acumulados antes duma expulsão e sem considerar o efeito pontual de nenhum último golo de penalti, obtendo assim, os PONTOS GANHOS SEM INFUÊNCIA ARBITRAL.

Os pontos acrescentados/perdidos após uma expulsão ou penalti decisivo são considerados PONTOS ACRESCENTADOS/PERDIDOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL, pois estão intimamente dependentes dessa intervenção arbitral relevante (penalti ou expulsão).

Analisando o desempenho dos candidatos ao titulo somente nos jogos entre si (30 jogos grandes de cada uma das equipas) para determinar objetivamente todos os pontos que resultaram diretamente de uma decisão com influência arbitral (penalti ou expulsão), agregamos os dados nos quadros que se seguem:
  Quadro Geral dos jogos entre candidatos nas últimas quatro épocas: 2008-2013   



fontes: Liga Portuguesa de Futebol Profissional     e       Football-Lineups
http://www.ligaportugal.pt/              



                                                              Algumas curiosidades:
* Em média cada candidato teve 11 decisões favoráveis e 11 desfavoráveis nos seus 30 jogos e seria espectável não existir uma grande diferença de pontos acrescentados com influência direta arbitral entre as equipas, havendo equidade arbitral, pois estamos a falar de 5 épocas em que numa época uma das equipas pode beneficiar mais das decisões arbitrais favoráveis, mas a longo prazo não seria provável identificar uma tendência quando analisamos 5 épocas, pois aos árbitros cabe a tarefa de ser o elemento neutro do jogo.
* Somente com os pontos que as equipas conquistaram antes de ocorrer uma expulsão na partida e sem a influência de um ultimo golo de penalti o F.C. Porto teria conquistado 55 pontos nos 30 jogos entre os candidatos e o Benfica teria conquistado 58 pontos, mas após as decisões arbitrais a diferença de pontos entre as equipas passou a ser favorável ao F.C. Porto que aumentou +17 pontos diretamente com influência arbitral em relação ao Benfica!
*  F.C. Porto é a equipa que mais penaltis a favor teve (7), coincidentemente também foi aquela que acabou por beneficiar de mais pontos acrescentados através de um penalti decisivo (4 pontos).
* Benfica é a equipa que mais pontos perdeu diretamente através de um último golo de penalti (-8 pontos) sendo também a equipa que mais penaltis sofreu, 7 no total.
* A equipa que menos minutos jogou em inferioridade (-71min., F.C. Porto) é a única que não perdeu pontos após uma expulsão para nenhum dos seus rivais.
* O Benfica é a equipa que mais minutos jogou em inferioridade (-272min.) e consequentemente foi também a que mais pontos perdeu após ter ocorrido uma expulsão (-4 pontos).  Entre o F. C. Porto e o Benfica estamos a falar de 201 minutos de diferença em inferioridade numérica perante um opositor também candidato ao titulo que provocaram a perda de 4 pontos.
*As duas equipas com maior numero de pontos acumulados sem influência arbitral não são as duas com mais pontos acrescentados após intervenção arbitral, em vez disso, constata-se que uma foi a que teve o menor numero de decisões desfavoráveis (-6) para o F.C. Porto e a outra o maior numero de decisões desfavoráveis (-17) para o Benfica.

Estes dados indiciam uma competição num  Fotografia ?
Qual dos clubes candidatos ao titulo é o mais beneficiado?
E qual deles é o mais prejudicado?



Para aqueles que pretendem confirmar a veracidade destes dados estatísticos acumulados.
Os dados discriminados de cada clube podem ser consultados nos quadros que se seguem:
 
   Porto 30 jogos com os rivais 2008-2013 
 
 
 
Benfica 30 jogos com os rivais 2008-2013  
 

 
 
 Braga 30 jogos com os rivais 2008-2013 
 
 
 
Sporting 30 jogos com os rivais 2008-2013  


fontes: Liga Portuguesa de Futebol Profissional     e       Football-Lineups
http://www.ligaportugal.pt/              




Sem comentários: